Por: Adalberto Luque –
O influenciador digital Alexandre de Jesus Santos, conhecido nas redes sociais por ‘Xuxa do Grau’, foi preso, na manhã desta segunda-feira (15). Ele se apresentou na sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), no Centro de Ribeirão Preto.
O rapaz era considerado foragido após não ter sido encontrado no dia 9 de dezembro, quando Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público realizaram uma operação para cumprir mandado de prisão contra ele. ‘Xuxa do Grau’ não foi encontrado em seu endereço, no Jardim Progresso, zona Oeste. Desde então, ele era considerado foragido.
O influenciador foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por conta das manobras arriscadas e proibidas que realizava, sobretudo no Anel Viário Sul (SP-322) e na Rodovia José Fregonese (SP-328), ambas na zona Sul da cidade.

Santos executa manobras empinando a moto e trafegando apenas com a roda traseira, circulando no meio de veículos. Muitas de suas manobras, que são filmadas, ocorrem no Anel Viário Sul (SP-322).
O rapaz, que não foi encontrado durante a operação – que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão -, passou a ser considerado foragido. Ele já foi preso no início de 2025 por adulteração de sinal de veículo automotor. Ele foi solto no dia seguinte, em audiência de custódia.
O MP estabeleceu uma multa de R$ 300 mil para o influenciador, por conta de danos morais aos policiais militares rodoviários, em postagens feitas nas redes sociais. Além disso, ele deve responder por associação criminosa, adulteração ou supressão de sinal identificador de veículo automotor, risco à vida, racha e competição esportiva sem a devida autorização. As penas somam até 5 anos de reclusão. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do influenciador.

Se apresentou
Segundo informações, ele estava em Sorocaba, cidade distante 300 km de Ribeirão Preto. A advogada de defesa teria combinado sua apresentação na delegacia. A princípio, o rapaz iria se apresentar na sexta-feira (12), mas a data foi remarcada.
Na manhã desta segunda-feira, ele foi até a sede da DEIC. Antes de entrar, citou que, pelo artigo 244, suas manobras não seriam consideradas crime. Para o jovem, muitos defendem que as manobras são prática esportiva, embora ele possa colocar sua própria vida e de outras pessoas em risco.
A advogada disse que ‘Xuxa do Grau” está arrependido, que não tinha ciência de que teria essa proporção que o caso tomou. Também informou que tudo será esclarecido nos altos, até porque o processo estaria sob sigilo. Destacou que o influenciador entregou seu celular com senha, como forma de colaborar comas investigações.
Segundo o delegado José Carvalho de Araújo Júnior, que participou do interrogatório, o jovem demonstrou estar arrependido. O mandado foi cumprido e o influenciador ficará preso por cinco dias. O delegado explicou que as denúncias de que ele lavaria dinheiro e participaria de esquemas de jogos de azar ainda são alvo de investigação e podem ou não ser confirmadas. Após as investigações, o caso será encaminhado ao MP e à Justiça.

