A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou, na noite de terça-feira (11), o lançamento do Paulistão 2026. O evento no Pacaembu detalhou o novo formato de disputa estadual, que adotou modelo semelhante ao da Liga dos Campeões. O torneio tem início em 11 de janeiro, ainda sem duelo definido, e termina em 8 de março, com a grande decisão.
Os grupos foram extintos e os times passaram a ser divididos em quatro potes definidos por critério técnico. A primeira fase terá oito rodadas no “estilo europeu”, em formato de pontos corridos, com todos os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos garantidos, além de outros jogos. Entre os quatro grandes, o Botafogo enfrentará apenas o conjunto palmeirense na edição do ano que vem.
Os clubes enfrentam oito adversários divididos por potes. Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, que seguem em jogo único, assim como a semifinal, com mando do time de melhor campanha. Não está definido ainda se a final será decidida em um ou dois jogos. Os dois times que somarem menos pontos na etapa inicial serão rebaixados à Série A2.
O novo sistema de disputa foi uma forma de a FPF organizar o torneio em 11 datas, e não mais em 16 rodadas como antes. A adequação foi feita para respeitar as mudanças no calendário da CBF, que anunciou, no mês passado, que os estaduais precisam ter no máximo 11 rodadas a partir do ano que vem. Mas a FPF ainda busca a possibilidade de o Paulistão ser disputado em 12 partidas para que a decisão seja definida em ida e volta.
Confrontos definidos
- Adversários do Botafogo: Primavera, Noroeste, Capivariano, Velo Clube, Guarani, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Palmeiras;
- Adversários do Corinthians: Santos, Palmeiras, São Paulo, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera;
- Adversários do Palmeiras: Corinthians, São Paulo, Santos, Mirassol, Novorizontino, Botafogo-SP, Guarani e Portuguesa;
- Adversários do Santos: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Guarani, Noroeste, Velo Clube, Red Bull Bragantino e Novorizontino.
- Adversários do São Paulo: Santos, Palmeiras, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera.
Onde assistir
Os torcedores terão as seguintes opções para acompanhar os jogos das equipes paulistas: Record, na TV aberta; TNT, na TV fechada; YouTube (CazéTV); e HBO Max, no streaming.
Impedimento semiautomático
Todos os jogos terão árbitro de vídeo e a federação planeja implementar o impedimento semiautomático a partir das quartas de final. A FPF negocia com uma empresa da Inglaterra que deverá fornecer a tecnologia também para a CBF no Brasileirão de 2026. O Paulistão de 2025 teve impedimento semiautomático apenas nos dois jogos da final entre Palmeiras e Corinthians.

