Tribuna Ribeirão
Mundo

Francisco apresenta ‘melhora progressiva’

O papa Francisco, de 86 anos, “melhora progressivamen­te” e continua seguindo o trata­mento indicado, segundo infor­mou nesta quinta-feira, 30 de março, o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni. O sumo pontífice foi internado na tarde de quarta­-feira (29), no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, com quadro de infecção respiratória.

Francisco descansou “bem” durante a noite de quinta-feira e a manhã de ontem, depois de tomar café, leu alguns jornais e “retomou o trabalho” no quarto no 10º andar do hospital, o mes­mo onde passou por cirurgia no intestino em 2021. Antes do almoço, também foi à capela do quarto para rezar e assistir à mis­sa, de acordo com o Vaticano.

Estável
Mais cedo, o Hospital Agostino Gemelli havia infor­mado que o papa apresentou melhora e tem quadro estável. O Corriere Della Sera, citan­do fontes médicas, disse que o sumo pontífice passou uma noite tranquila e acordou cedo, como de costume.

Ainda nesta quinta-fei­ra, o papa disse que “estava comovido” com as inúmeras manifestações de solidarieda­de que recebeu desde que foi internado na quarta-feira. “Es­tou comovido com as muitas mensagens recebidas nestas horas e expresso a todos a mi­nha gratidão pela proximidade e oração”, escreveu Francisco, que tem 86 anos, em sua conta oficial no Twitter.

Francisco – nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de de­zembro de 1936, em Buenos Aires, capital da Argentina – é o 266º papa da Igreja Católica. Ele parecia estar relativamente bem de saúde durante sua audiência geral habitual na quarta-feira (29), embora tenha feito caretas ao entrar e sair do papamóvel.

Infecção respiratória
De acordo com comunicado de quarta-feira do Vaticano, o papa sofre de uma infecção res­piratória “que exigirá alguns dias de tratamento médico apropria­do no hospital”. Matteo Bruni havia descartado infecção por covid-19. “Os testes mostraram que ele tinha uma infecção pul­monar que exigirá vários dias de terapia médica”, disse Bruni em seu comunicado.

O Hospital Agostino Ge­melli informou ainda que Fran­cisco está alerta e sereno. Ele foi submetido a uma tomografia computadorizada de tórax e a outros exames médicos. Não foi divulgada previsão de alta. Futu­ros compromissos com o chefe da Igreja Católica foram cance­lados até esta sexta-feira, dia 31.

É provável que o pontífice celebre a missa de Domingo de Ramos, marcada para 2 de abril, direto do quarto hospitalar, como fez todos os dias durante a internação anterior em julho de 2021 no mesmo hospital para uma cirurgia no intestino.

Semana Santa
Será necessário, no entan­to, ver como evolui o estado de saúde do sumo pontífice no hospital, onde é acompanhado pelo seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, se­gundo os meios de comunica­ção locais, para saber se poderá participar dos muitos eventos da Semana Santa em que sua presença está programada.

Ainda de acordo com o jor­nal Corriere Della Sera, o papa começou a sentir dores no peito e problemas respiratórios ime­diatamente após a audiência geral realizada na quarta-feira na Praça de São Pedro, e quando já estava em sua residência, na Casa Santa Marta, foi aconselha­do a ir ao serviço de cardiologia do hospital romano para se sub­meter a exames.

Sua internação causou sur­presa, pois o Vaticano comuni­cou inicialmente que o sumo pontífice havia sido hospitali­zado “para exames previamen­te agendados”, sem mencionar qualquer motivo, mas o papa tinha uma entrevista marcada naquela mesma tarde para um programa da televisão pública RAI, que teve de ser cancelada.

Postagens relacionadas

Oxford: vacina tem eficácia de até 90%

Redação 1

Veículo da Nasa vai procurar água na Lua

Redação 1

Conflitos e desastres levaram mais de 70 milhões a deixar suas casas, afirma ONU

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com