Tribuna Ribeirão
Polícia

GAECO realiza operação contra medicamentos falsos

Investigações iniciadas a partir de Ribeirão Preto levaram a cumprimento de mandados no Rio e em Goiás

Operação teve início na região de Ribeirão Preto e chegou a grupo que vendia medicamentos falsificados e promovia lavagem de dinheiro (Foto: GAECO/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo (MPSP) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), a Operação Antígeno, voltada a desarticular uma organização criminosa investigada por comercializar medicamentos falsificados ou de origem desconhecida e por lavar dinheiro.

As apurações tiveram início em Ribeirão Preto, após um hospital da região identificar um lote de imunoterápicos com indícios de falsificação. A partir desse caso, os investigadores constataram a atuação de uma estrutura criminosa sediada principalmente nos Estados do Rio de Janeiro e de Goiás, responsável por fornecer fármacos falsificados ou de procedência ignorada a hospitais em diferentes unidades da Federação. O foco do grupo seria a venda de medicamentos de alto custo, utilizados no tratamento de doenças graves, como o câncer.

Nesta fase, o GAECO paulista contou com o apoio dos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e de Goiás para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 15 milhões em nome dos investigados e de empresas ligadas a eles, além do sequestro de imóveis e veículos e da apreensão de bens, como dinheiro em espécie.

Também foi determinada a suspensão das atividades de companhias envolvidas e a proibição de os investigados exercerem funções ligadas à comercialização de medicamentos e produtos hospitalares. De acordo com o MP, o grupo recorria a empresas de fachada para ocultar e dissimular valores obtidos de forma ilícita, o que caracteriza o crime de lavagem de capitais.

A operação tem como objetivo interromper o comércio irregular de medicamentos e garantir a recuperação de bens e valores. A análise do material apreendido e novas diligências darão continuidade às investigações.

Postagens relacionadas

Acidente deixa feridos graves em rodovia da região

Luque

Força Tarefa da Polícia Civil prende 10 investigados na operação “Piratas do Caribe”

Redação

Ônibus urbano sofre vandalismo na zona Norte

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com