Por: Adalberto Luque
A Guarda Civil Metropolitana recuperou, no final da tarde desta segunda-feira (5), uma carga de herbicidas, na Estrada Velha de Cruz das Posses, Reserva Macaúba, zona Rural de Ribeirão Preto. Os defensivos agrícolas haviam sido roubados pouco antes e estão avaliados em R$ 200 mil.
De acordo com o subcomandante da GCM, Mário Luchetti, os funcionários da fazenda estavam em campo de plantação de cana-de-açúcar fazendo a aplicação dos herbicidas quando quatro homens armados chegaram em um Kadett prata, com placas de Ribeirão Preto.
Eles colocaram um técnico agrícola e outro funcionário dentro do Kadett, e obrigaram o motorista a dirigir o caminhão com a carga. No caminho, ele chegou a ser agredido. Depois que foi liberado, o motorista correu para a sede da fazenda e informou sobre o roubo e sequestro.
Os homens do Kadett foram deixados no bairro Cristo Redentor, zona Norte da cidade. Depois o Kadett seguiu novamente para a área rural entre Ribeirão Preto e o distrito de Cruz das Posses, em Sertãozinho.
Os criminosos haviam descarregado parte dos defensivos em um bambuzal às margens de uma estrada vicinal. O dono da fazenda, ao ser informado, saiu pela região e encontrou uma viatura da Patrulha Rural da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto.
Luchetti disse que a Patrulha Rural informou a Corporação e várias outras viaturas foram até o local. Além disso, levaram um drone para ajudar nas buscas. Tanto o Kadett dos criminosos, quanto o caminhão com a carga foram localizados.
A GCM também foi informada por um casal que eles foram obrigados a levar dois dos criminosos até o bairro Adelino Simioni, na zona Norte. Nenhum dos assaltantes foi identificado ou preso.
Todo o material recuperado foi devolvido ao proprietário da fazenda. Já o Kadett passou por perícia e foi apreendido. A Polícia Civil registrou a ocorrência como roubo qualificado. O caso segue em investigação.

