A Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto (GCM) vai inaugurar na terça-feira, 24 de junho, às nove horas, sua nova sede, que será instalada no antigo prédio da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP- Águas), na rua Olinda nº 150, no Jardim Sumaré, Zona Sul da cidade.
O imóvel foi cedido pelo Estado de São Paulo. A mudança de endereço acontece após a readequação do imóvel pela prefeitura de Ribeirão Preto. O local tem ampla área onde serão realizados, por exemplo, o treinamento dos agentes.
O atual imóvel da Guarda Civil Metropolitana, na rua Lafaiete nº 1.675, na Vila Seixas, avaliado em R$ 1.541.961 e com dois mil metros quadrados, sendo 823 m² de área construída, vai abrigar a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Ribeirão Preto, que hoje atende na avenida Costábile Romano nº 3.230, na Ribeirânia, Zona Leste.
Atualmente, o equipamento funciona na avenida Costábile Romano nº 3.230, na Ribeirânia, Zona Leste da cidade. Desde 8 de março, a DDM de Ribeirão Preto atende 24 horas. Atualmente, a GCM de Ribeirão Preto tem cerca de 260 integrantes, entre homens e mulheres, além de aprovados em concurso à espera de convocação pela prefeitura. Foi criada em 8 de outubro de 1994.