O Governo de São Paulo nomeou 218 novos peritos criminais aprovados no concurso público realizado em 2023, o primeiro da atual gestão estadual. A lista com os nomes foi publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial do Estado. A posse dos nomeados está prevista para julho, seguida do início do curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol).
Após a conclusão do curso, programada para dezembro, os profissionais irão reforçar a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), que registra atualmente um déficit funcional de 20,5%. Com as novas contratações, esse índice deverá cair para 7,6%.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância da nomeação. “Sabemos que era uma convocação muito aguardada e que finalmente se concretiza. O reforço não será importante apenas para a Polícia Técnico-Científica, mas também para a população. Os peritos são fundamentais para as investigações e elucidação de crimes”, afirmou.
Distribuição e funções
Segundo o superintendente da SPTC, Claudinei Salomão, os novos peritos serão alocados em 64 unidades operacionais e em três núcleos especializados: Engenharia, Sangue e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que possui peritos próprios. “Esse reforço vai aumentar nossa produtividade, clareza e eficiência. A investigação criminal depende da produção de provas, e nisso nossos peritos são especialistas”, enfatizou Salomão.
Curso terá pós-graduação inédita
A formação na Acadepol terá duração de cinco meses e incluirá, pela primeira vez, uma pós-graduação em Criminalística e Ciências Forenses, além do tradicional Curso Profissional de Perito Criminal. Ao final, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
De acordo com a diretora da Acadepol, delegada Márcia Heloísa Ruiz, a instituição já está preparada para receber os novos alunos. “Toda a equipe docente passou por alinhamentos pedagógicos. Estamos prontos e ansiosos para iniciar essa capacitação.”
Mais de 70% da carga horária será voltada ao trabalho técnico do perito criminal. Além das disciplinas práticas nos laboratórios da SPTC, os peritos terão aulas de direito, criminologia, medicina legal, perícias em locais de crime, análise de imagens, entre outros. Também haverá treinamento em armamento e tiro, além de conduta policial.
Novas nomeações à vista
Nos próximos dias, mais de 100 médicos-legistas aprovados no mesmo concurso devem ser nomeados, reforçando o quadro da SPTC. Em paralelo, a Polícia Civil também se prepara para incorporar 1,3 mil novos escrivães, atualmente em fase de entrega de documentação e exames médicos.
—
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao
#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão