Ribeirão Preto inicia a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrada de 1º a 8 de fevereiro, com uma série de ações em unidades de saúde voltadas à orientação, prevenção e ampliação do acesso a métodos contraceptivos. O município registrou, em 2025, taxa de gravidez na adolescência de 5%, índice inferior ao do Estado de São Paulo (7,7%) e à média nacional (11,2%).
Em 2025, o município registrou o nascimento de bebês de 132 mães adolescentes entre 14 e 17 anos. Em dez anos, os números diminuíram 68%: em 2015, nasceram 419 bebês, cujas mães tinham idades entre 12 e 17 anos.
O resultado está associado ao fortalecimento das ações de planejamento familiar, realizadas tanto em atendimentos individuais quanto em grupos educativos nas unidades básicas e de saúde da família.
Entre as estratégias adotadas, destaca-se a oferta de métodos contraceptivos de longa duração, como o implante hormonal de etonogestrel (Implanon). Em 2025, foram aplicados 4.476 dispositivos no município. O método tem eficácia superior a 99%, é reversível e considerado uma opção segura para adolescentes.
Para a ginecologista Janaína Boldrini França, a gravidez na adolescência vai além da questão clínica. “É um fenômeno complexo, que envolve aspectos sociais, educacionais e econômicos. Além dos riscos à saúde, como pré-eclâmpsia, anemia e parto prematuro, há impacto direto na evasão escolar e na limitação de oportunidades profissionais”, afirma.
Ela ressalta ainda que adolescentes podem buscar atendimento individual de planejamento familiar sem a presença de responsáveis. “O atendimento é sigiloso, sem julgamentos, e tem como foco garantir autonomia e acesso à informação de qualidade.”
Programação da semana
Na terça-feira (3), às 14h, a UBS Albert Sabin, no bairro Marincek, promoverá o Fevereiro Pink. A atividade contará com roda de conversa sobre planejamento familiar conduzida por psicólogo, assistente social, médico e equipe de enfermagem. A ação é aberta a todas as mulheres, com foco especial em adolescentes. Ao final, será possível agendar consultas individuais para escolha e retirada do método anticoncepcional. As participantes também receberão café da tarde e brindes.
Na sexta-feira (6), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 10, no bairro Branca Sales, receberá duas enfermeiras para orientar gestantes sobre os métodos contraceptivos disponíveis na rede pública. Durante a atividade, também será possível esclarecer dúvidas sobre procedimentos cirúrgicos, como a laqueadura.
No sábado (7), duas ações ocorrerão simultaneamente. A USF César Augusto Arita, no bairro Paulo Gomes Romeo, realizará às 9h um encontro com gestantes da área de abrangência para discutir cuidados com o recém-nascido e amamentação, com entrega de brindes às participantes.
Já a USF Prof. Dr. Breno J. Guanais Simões Núcleo 1, no bairro Sumarezinho, promoverá, das 7h às 13h, uma atividade voltada à aplicação de DIU e do implante de etonogestrel (Implanon). A equipe também oferecerá testes rápidos de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis para moradores da região.

