Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Guatapará elege novo prefeito no domingo

Os eleitores da cidade de Guatapará, na região de Ribeirão Preto, vão às urnas no próximo domingo, 3 de agosto para eleger o novo prefeito e seu vice. A eleição suplementar foi convocada porque os eleitos em 2024 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Disputam a eleição quatro candidatos. Francisco Frediano Filho (Republicanos), Cesar Bruno Castelhano Bomfim (PP), Angelo dos Santos (MDB) e Gildemir de Souza (PSD). Guatapará tem 7.432 moradores e cerca e 5 mil eleitores.

No dia 22 de abril, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu o registro de candidatura de Ailton Aparecido da Silva (MDB), eleito prefeito de Guatapará (SP) nas Eleições de 2024, por inelegibilidade reflexa. Com a decisão o Tribunal cassou a chapa vencedora e determinou a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito na cidade.

Ailton foi eleito nas eleições do ano passado com 39,39% dos votos, vencendo o candidato Gildemir do PSD, que teve 37,44% dos votos. O julgamento envolveu controvérsia sobre a existência ou não de inelegibilidade reflexa pelo fato de Ailton da Silva ser filho do ex-prefeito Juracy Costa Silva, que faleceu durante o curso do seu segundo mandato consecutivo exercido naquela cidade.

O Colegiado acompanhou integralmente o voto do relator, ministro Ramos Tavares, e reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) que havia negado a existência da inelegibilidade reflexa. O TRE entendia que a morte do titular automaticamente extinguiu o parentesco para fins de inelegibilidade reflexa.

Responsável pelas eleições de Guatapará, a 293ª Zona Eleitoral – Ribeirão Preto organizará o pleito em três locais de votação e 20 seções eleitorais. A votação acontecerá das 8 às 17 horas. Já a diplomação dos eleitos deve ocorrer até 5 de setembro de 2025.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e jovens entre 16 e 17 anos. Para votar, é necessário ter título de eleitor e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Postagens relacionadas

Dois presos na segunda fase da Operação “Piratas do Caribe”

Redação

Estudante capota carro na Anhanguera

Redação

Especialistas alertam sobre saques em cartões de crédito consignados

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com