Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Guia definitivo para se dar bem durante a Black Friday

Está chegando a tão prometida época de descontos no varejo online (e físico, também)! E nessa leva, tem muita empresa que promete ofertas incríveis durante a Black Friday, mas na hora do pagamento acabamos levando tudo pela metade do dobro e não vendo nenhuma vantagem. Não à toa que, nas edições anteriores, o evento ficou conhecido como “Black Fraude” no Brasil devido à quantidade de lojas que utilizam o golpe de maquiagem dos preços.

Mas o público brasileiro não é bobo e sabe se organizar para aproveitar as promoções. Aliás, muitos e-commerces nacionais estão cientes disso e fazendo promoções de verdade. Para te ajudar nisso, o Canaltech fez uma seleção de dicas e dos melhores sites e aplicativos para ajudar a ter uma Black Friday digna de economia de verdade:

1. Acompanhe a página oficial do evento no Brasil

Página oficial da Black Friday 2017

 

O site Busca Descontos, que organiza a Black Friday no Brasil, mantém a página oficial do evento, onde recebe os cadastros dos consumidores e envia por e-mail os melhores descontos ofertados pelas lojas participantes. Eles também são responsáveis por outros eventos semelhantes aqui no Brasil, como o Cyber Monday e o Brasil Game Day.

A página do evento permite que o consumidor receba e-mails com notificações das melhores ofertas

 

Para este ano o site oferecerá gráficos para o monitoramento dos preços dos produtos. Outra novidade é o chat com bots para que os consumidores perguntem por ofertas, descontos, cupons promocionais, disponibilidade de estoque dos produtos desejados entre outros assuntos referentes à Black Friday. O chat com bots estará disponível na página do evento no Facebook no dia do evento.

Já o site Black Friday de Verdade, que tem o intuito de ajudar os consumidores na maior liquidação do ano, oferece uma promoção em que, a cada compra realizada junto às lojas participantes da Black Friday no Brasil, como Buscapé, Electrolux, Carrefour e outros, você recebe um número da sorte que serve como cupom para uma promoção que vai sortear R$ 10 mil.

As lojas associadas também vão publicar, no dia 25 de novembro, um ranking com as ofertas que obtiveram mais sucesso junto aos consumidores durante o evento.

2. Passe longe das lojas que o Procon SP aponta como não indicadas

Fiscalização do Procon de olho nas lojas

 

O Procon de São Paulo organizou uma lista com mais de 500 estabelecimentos comerciais que não agiram de forma responsável no passado para que os consumidores as evitem e não tenham problemas ao comprar durante o evento.

A lista é organizada por nome das lojas e traz informações sobre seus responsáveis e sua situação atual de funcionamento.

Nós publicamos uma matéria sobre essa iniciativa na última terça-feira (14) e ela pode ser acessada aqui.

3. Pesquise os preços ANTES da Black Friday

Esta dica parece óbvia, mas não pesquisar o preço daquilo que você quer comprar é um erro comum e as lojas que utilizam a Black Friday para atrair clientes sem oferecer descontos reais deitam e rolam quando os consumidores se desorganizam dessa forma. Se você não sabe qual o valor normal dos itens que você quer comprar, como você vai saber se o desconto é bom?

Para ajudar os consumidores na tarefa de monitorar os preços, alguns sites e aplicativos oferecem análises dos preços dos principais produtos disponíveis no mercado, além de buscar quais lojas online estão com as melhores ofertas e indicar o estoque das lojas para que você não acabe comprando produtos que serão entregues após uma longa espera.

Mas está barato ou não?

 

Alguns dos sites e aplicativos mais usados para o monitoramento dos preços antes e durante a Black Friday são o Zoom (iOS/Android), o Buscapé (Android/iOS) e o Bondfaro (Android).

Além dos aplicativos, o site EconoVia traz um comparador de preços que permite monitorar ofertas e analisar o histórico de preços dos produtos. Ele também oferece opções de personalização das ofertas. Está cansado de ver ofertas de aparelhos celulares e televisores e prefere só receber ofertas de cafeteiras e games? É só configurar as suas preferências e não perder mais tempo tentando achar o que você gosta no meio de ofertas que não te interessam. Além dessa feature, através do “Radar” você pode cadastrar preços que você esteja disposto a desembolsar em determinados produtos e receber uma notificação caso a mercadoria atinja valores mais baixos que aquele que você cadastrou.

4. Se jogue em comunidades mantidas por outros consumidores

Outra dica que pode ajudar a encontrar as melhores ofertas são as redes sociais voltadas para a busca de descontos e cupons de lojas, mantidas por outros consumidores.

A plataforma Pelando publica promoções, resenhas, comparativos de preços e imagens de diversos produtos. Como as promoções são enviadas à equipe do site por outros consumidores, elas são reais e significativas. A novidade para a Black Friday 2017 é um plugin que testa automaticamente os cupons de desconto ativos na Pelando, analisa e compara preços entre lojas, além de monitorar produtos e notificar o usuário quando o preço estiver baixo. A extensão, disponível apenas para o Google Chrome, pode ser baixada aqui.

Na mesma pegada do Pelando, o Promobit também oferece espaço para que os consumidores apontem as melhores ofertas em lojas participantes da Black Friday e discutam sobre os produtos mais desejados. O site também disponibiliza cupons promocionais e um fórum para o compartilhamento de informações sobre os produtos pelos próprios usuários. Além do site, também é possível acessar a plataforma através do aplicativo Promobit (Android/iOS)

5. Ouça quem botou a boca no trombone

Parceria Reclame Aqui e Mooba com descontos em cima de descontos

O Reclame Aqui lançou uma área especial para atender as demandas da Black Friday 2017 e que vai oferecer aos usuários o histórico de preço dos produtos mais procurados nos três meses que antecedem o evento. Outro recurso oferecido pelo site é um espaço para os consumidores avaliarem as empresas participantes. Durante o dia 24 será exibido, com atualizações em tempo real, um ranking das empresas com mais reclamações pelos usuários e também uma lista com as empresas que mais ofertaram descontos significativos durante a Black Friday.

A parceria firmada entre o Reclame Aqui e o programa de descontos Mooba permitiu que, além dos descontos já ofertados pelas lojas participantes, os usuários que utilizarem seus serviços recebam mais um desconto de 7% sobre o preço final. Para ganhar essa ajudinha extra, basta se cadastrar no site do Mooba com o mesmo e-mail ou conta de Facebook que você utilizou no seu cadastro no Reclame Aqui.

Os serviços também estão disponíveis através do aplicativo do Reclame Aqui (Android/iOS)

6. Dê espaço aos produtos artesanais

Produtos artesanais: presentes pessoais e com valor amigo do bolso

Nem só de grandes marcas vive a Black Friday: você também pode aproveitar a ocasião para comprar produtos artesanais com preços baixos. Alguns aplicativos reúnem o trabalho de artistas habilidosos, como é o caso do Elo7 (iOS/Android), Skina (iOS/Android) e YOP (iOS/Android).

7. Desconfie de ofertas miraculosas

Às vezes ficamos tão ávidos por ofertas durante a Black Friday que nos tornamos vulneráveis a falcatruas. E quem quer aplicar golpes nos consumidores vê a data comercial como um evento cheio de oportunidades. Promoções falsas são enviadas por e-mail e por WhatsApp e é necessário manter a atenção e procurar informações sobre as ofertas veiculadas.

Nós publicamos na semana passada uma matéria sobre dois golpes envolvendo a GOL e O Boticário sendo veiculadas através do WhatsApp e você pode ler a matéria aqui.

8. Fique atento aos meios de pagamento aceitos pela loja que você for comprar

A dica parece estranha, mas lojas que aceitam apenas boleto e tranferência como métodos de pagamento de seus produtos tendem a não ser confiáveis. Isso se dá porque é muito fácil gerar boletos, enquanto as empresas de cartão de crédito funcionam como uma espécie de proteção extra em caso de você não receber a sua mercadoria.

Alguns serviços de pagamento online utilizados por lojas que aceitam pagamento por cartão de crédito, como PagSeguro, Moip, BCash e MercadoPago, se comprometem a devolver o dinheiro pago por mercadorias que não foram entregues, foram extraviadas nos correios ou vieram com defeito. Basta entrar em contato com o serviço de pagamento online utilizado, contar o que ocorreu de errado e a prestadora de serviços entrará em contato com a empresa vendedora para averiguar a melhor forma de não deixar o consumidor na mão.

9. De olho no frete e no estoque

Como a demanda durante a Black Friday é muito maior que o normal, nem sempre as lojas conseguem fazer as entregas com o prazo que oferecem normalmente. Além do prazo maior para a entrega das compras, também há uma demanda maior nos Correios, pois eles estarão abarrotados de trabalho. Some-se a isso a possibilidade de as lojas venderem mais do que elas dispõem em estoque imediato, necessitando receber mais de um produto para seguir às entregas. Em resumo: fique de olho nos prazos prometidos pelos sites, mas se prepare para atrasos e contratempos.

Fonte: Canaltech

Postagens relacionadas

Nasa se prepara para testar seu avião totalmente elétrico

William Teodoro

HCor testará vacina anticovid de Ribeirão Preto

Redação

Pode pedir música? Facebook leva três processos de privacidade em um só dia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com