Por Hugo Luque
O Comercial recebe o Botafogo nesta quarta-feira (2), às 19h, no Palma Travassos, pela terceira rodada da Copa Paulista. No Grupo 2, os rivais ribeirão-pretanos vivem momentos opostos.
O Leão do Norte tem surpreendido neste início de campanha e lidera a chave com seis pontos. A equipe comandada por Roberval Davino superou Francana e Itapirense, ambos jogos por 1 a 0.
Do outro lado da classificação, o Botafogo tenta deixar a lanterna. Com apenas um ponto, o Pantera, que disputa a competição com seu “time B”, comandado pelo auxiliar Ivan Izzo, vem de derrota por 3 a 0 para a Inter de Limeira e empate em 1 a 1 com o União São João.
Além de sustentar a liderança e afundar ainda mais o rival, uma vitória comercialina nesta noite também significaria o fim de um longo tabu. Quase 11 anos se passaram desde o último triunfo alvinegro no Come-Fogo.
Foi em setembro de 2014, também pela Copa Paulista: 3 a 0, com gols de Guilherme Camargo, Marcelo Santos e Mateus Borges, em clássico marcado por confusão nas arquibancadas. Depois disso, o Come-Fogo só voltou a ocorrer de maneira oficial em 2021.
Desde então, foram três vitórias botafoguenses e três empates em seis encontros. No ano passado, o destaque ficou para o 4 a 1 no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, com o atacante Pedro Severino, que se recupera de um grave acidente automobilístico sofrido em março, como personagem principal, com dois gols. No segundo turno da fase de grupos da Copa Paulista, o jogo ficou empatado em 0 a 0 na Joia.
Histórico e prováveis escalações
Em 173 clássicos na história, o Botafogo tem vantagem: 64 vitórias e 224 gols para o Tricolor contra 49 triunfos e 212 tentos a favor do Alvinegro, além de 60 empates.
Como tem sido recorrente desde 2023 no Come-Fogo, tanto na base quanto no profissional, o embate desta quarta terá torcida única. Apenas comercialinos poderão ir ao estádio. Os ingressos estão à venda no site Total Ticket e na loja Garra do Leão, anexa ao Palma Travassos, com preços entre R$ 40 e R$ 60.
Os torcedores do Bafo que forem ao estádio podem ver um rosto novo em campo. Isso porque o Leão anunciou, na terça-feira, a contratação do volante Fofão, ex-Santacruzense-SP. Já inscrito na Copa Paulista, ele também atuou por São Caetano, Atlético-CE, Centro Limoeirense-PE, Icasa e pela base do Santa Cruz.
Depois de cumprir suspensão, o volante e capitão Matheus Prado deve retornar ao 11 inicial. Uma provável escalação do Comercial tem: João Lucas; Wellington Petuba, Leandro Sergipe, Cristopher e Alex Silvério; Felipe Mian, Matheus Prado e Carlos Bajé; Arthur, Marcelo e Felipe Rodrigues.
Já o Botafogo terá de decidir entre manter o “time B” ou levar a campo os reservas da vitória sobre o Cuiabá, segunda-feira, pela Série B. Se optar pela primeira opção, o Pantera deve ter a seguinte escalação: Brenno; Lucas Mazetti, Matheus Costa, Badaró e Rafinha; Matheus Barbosa, Yuri (Tenner) e Lucas Nathan; Kawê, William e Pablo Thomaz.