Goleiro será substituto de Alisson em amistoso no continente asiático
Carlo Ancelotti já definiu os substitutos de Alisson nos próximos amistosos da seleção brasileira, contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 10 e 14 de outubro, respectivamente. Ederson, do Fenerbahçe, e Hugo Souza, do Corinthians, estarão à frente da meta do treinador italiano.
A decisão, no entanto, afeta o planejamento do Timão, que não deverá ter tempo hábil para contar seu goleiro titular na rodada seguinte à Data Fifa, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
O Brasil encara o Japão na terça-feira, 14, em Tóquio, às 7h30 (de Brasília).
No dia seguinte, cerca de 36 horas após o final da partida, o Corinthians entra em campo contra o Santos na Vila Belmiro. Assim como na última convocação, o clube do Parque São Jorge ainda pode definir um planejamento para tentar contar com o goleiro, mas o tempo de viagem ao Brasil torna difícil que o arqueiro esteja à disposição de Dorival Júnior.
Um voo entre os dois países leva, em média, 26 horas. Em um cenário que Hugo deixasse o Japão assim que acabasse a partida da seleção brasileira, ainda chegaria a São Paulo cerca de dez horas antes do duelo. Depois, precisaria se locomover até a baixada santista.
Sem contar que, ao ter entrado em campo no dia anterior, terá de lidar com o desgaste físico esportivo, além do causado pela longa viagem e pela radical mudança de fuso-horário.
Ele mesmo reconhece essa dificuldade. “Infelizmente, não vou conseguir ajudar minha equipe na volta por conta do fuso-horário, viagem longa. Quem tiver de jogar, seja [Felipe] Longo, Kauê, [Matheus] Donelli, está muito preparado”, afirmou, após partida contra o Internacional, na quarta.
Na última vez em que Hugo foi convocado, o Corinthians fretou um voo da Bolívia para o Brasil, para que o goleiro pudesse estar em campo nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR.
Em 2017, Cássio viveu situação semelhante à de Hugo Souza. Ele estreou contra o Japão, em 10 de novembro, na França, e foi desfalque do Corinthians em três rodadas da reta final do Brasileirão, contra Athletico-PR, Avaí e Fluminense.
Caíque França assumiu a meta alvinegra e foi responsável por assegurar o título brasileiro, com apenas um gol sofrido no período.
A presença de Hugo em mais uma convocação da seleção brasileira mostra a confiança que Ancelotti tem no goleiro. “O Hugo creio que vá jogar o segundo jogo. No primeiro, vou ter de volta o Ederson, que é um goleiro muito importante para nós. Em outro, vai jogar o Hugo, porque queremos vê-lo atuando com a camisa do Brasil”, disse Ancelotti.

