A Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Castelo Branco, Zona Leste de Ribeirão Preto, receberá cães, gatos, papagaios, tartarugas e outros animais de estimação neste sábado, 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis – por seu apreço pela natureza, é considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos Animais.
Na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, onde a benção acontece anualmente, não há horário definido e nem confirmação de missas porque, segundo informações do padre Francisco Jaber Moussa, o Padre Chico, há três casamentos agendados para hoje.
O padre Luís Gustavo Tenan Benzi deve abençoar os animais na Paróquia São Francisco de Assis, como faz todo ano. As missas em homenagem ao Padroeiro dos Animais serão às nove, onze, 14 e 16 horas. No ano passado, na Catedral Metropolitana, a celebração foi comandada pelo padre Antônio Carlos Santana, o Padre Santana.
Em 4 de outubro também é celebrado o Dia Nacional dos Animais. O Ministério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à humana do município. Dentro dessa estimativa, a cidade de Ribeirão Preto possuiria entre 73,1 mil e 146,3 mil cachorros e gatos.
São 731.639 habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com estatísticas do próprio IBGE, o Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro e mais 11,5 milhões com gatos.
Apesar de não haver um censo oficial, a população de animais de rua é grande. As pessoas largam os pets nas ruas, podendo resultar em problemas de saúde pública. São cerca de 100 mil cães e gatos abandonados nas ruas de Ribeirão Preto, segundo estimativa de organizações não governamentais.

