Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Infrator será multado na Dom Pedro 

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade –, vai começar a autuar o motorista que parar, estacionar ou trafegar nas faixas exclusivas para ônibus da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte, inclusive fora dos horários de pico, a partir desta terça-feira, 10 de outubro.

Em 25 de setembro, teve início a “fase de conscientização”, que terminou nesta segunda-feira (9), mas a proposta de acabar com o estacionamento na via inclusive fora dos horários de pico desagradou comerciantes. Eles promoveram protestos e dizem que o comércio na avenida vai acabar.

Segundo o comerciante Bruno César Lattaro, a proibição total, durante os sete dias da semana, para fazer um corredor de ônibus não é compatível. “As vendas terão uma média de queda de até 30%”, afirma. Levantamento do Tribuna já mostrou que cerca de 20 imóveis comerciais estão à venda ou disponíveis para locação na avenida.

Desde 25 de setembro, veículos particulares podem utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. Táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros.

Também é permitido o tráfego de veículos de emergência como do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de forças de segurança, como polícias Militar e Civil, Guarda Civil Metropolitana e de fiscalização de trânsito.

A partir de hoje, o motorista que trafegar, parar ou estacionar no corredor de ônibus da Dom Pedro I , em qualquer horário, receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.

A RP Mobi também iniciou em setembro o processo de implantação da Área Azul Digital no entorno da Dom Pedro I, nas ruas transversais e paralelas, mas todo o processo deve ser concluído até dezembro. Antes da implantação do corredor de ônibus, a via tinha 202 vagas disponíveis.

A empresa, atendendo a pedido da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e da prefeitura, manterá até o final de dezembro (início de 2024), a carga e descarga na Dom Pedro I das 9h30 às onze horas, sendo que o uso para esse fim nos bolsões nas ruas transversais está liberado o dia todo.

“Temos pela frente o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, que são períodos de grande movimento. Essa prorrogação é importante para os empresários e também para os consumidores, que ainda estão em adaptação ao novo modelo de tráfego”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.

Corredor – Em 27 de outubro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I. Começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.

No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. O corredor de ônibus da avenida Saudade foi inaugurado em 17 de abril deste ano. Após uma fase de orientação aos motoristas, as autuações começaram em 2 de maio.

 

VEJA TAMBÉM

Presidente faz balanço sobre gestão no Conppac

Pedro Ferro

Ribeirão Preto terá mais de 50 eventos gratuitos no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Obesidade aumenta entre os brasileiros

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com