O Instituto 3M está prorrogando as inscrições até 17 de agosto em Ribeirão Preto para curso gratuito de qualificação profissional. São 20 vagas disponíveis para jovens residentes próximos à unidade da empresa e que tenham renda per capita de até um salário mínimo por pessoa.
A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a empresa e o Formare, programa de qualificação profissional para jovens em situação de desvantagem socioeconômica, da Fundação Iochpe.
As aulas acontecem dentro da unidade da 3M, com uma metodologia que combina teoria e prática, em um ambiente real de trabalho. O diferencial está no formato: os educadores são os próprios profissionais da empresa, que atuam de forma voluntária, oferecendo aos alunos uma formação conectada com as exigências do mercado.
Veja abaixo mais informações sobre as inscrições:
Local: Ribeirão Preto (SP)
Quantidade de vagas: 20
Curso: Assistente de Produção Industrial
Período de inscrições: até 17 de agosto
Requisitos: Ter nascido entre 2007 e 2008; estar cursando ou ter concluído o ensino médio em rede pública de ensino; ter renda familiar per capita* (por pessoa) de até um salário mínimo; ter interesse pela área do curso (preferencialmente); não ter frequentado cursos profissionalizantes.
Benefícios: Bolsa auxílio de estudos, alimentação, uniforme, auxílio transporte, material didático para uso durante o curso, seguro de vida em grupo; assistência médica ambulatorial, equipamento de proteção individual e coletivo (para aulas teóricas e práticas. quando necessário).
Etapas para inscrição:
- Cadastro na plataforma AVA Fiochpe: https://ava.fiochpe.org.br/
course/view.php?id=637 - Ficha de inscrição online
- Provas de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa e Matemática)
- Pesquisa de opinião
- Entrevista com familiares – 20/08 a 28/08
- Entrevista individual e Estudo de Caso – 01/09 a 05/09
- Resultado – 08/09
Informações: Carina Urso – Coordenadora Formare no Instituto 3M em Ribeirão Preto – [email protected] – (16) 98196-0046
Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém há 35 anos o Programa Formare, referência no Brasil que proporciona formação profissional a jovens em situação de desvantagem socioeconômica. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação profissional inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas. Em 35 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou mais de 27 mil jovens, e o índice de formalização no mercado de trabalho chega a 89% dos egressos nos últimos dez anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano CDE. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) aqui no Brasil e pela UTSLP (Universidade Tecnológica de San Luis Potosí) e UTCH (Universidade Tecnológica de Chihuahua), ambas no México.
Números Formare:
Unidades: 61| Empresas parceiras: 41 | Jovens impactados em 2024: 1016 | Educadores voluntários atuantes em 2024: + 4300 | Cobertura nacional: 52 municípios em 12 Estados do Brasil | 3 unidades no México | 1 unidade na Índia.
Mais informações: www.fiochpe.org.br

