Tribuna Ribeirão
Cultura

Instrumentos musicais são tema de palestras

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, às 15 horas, o pro­jeto Música Criança de São Joaquim da Barra disponi­bilizará gratuitamente uma palestra sobre instrumentos de cordas em seus canais no Youtube e no Instagram (@ musicacrianca).

A palestra é gratuita e vol­tada a todo tipo de público interessado em instrumentos eruditos, música sinfônica e música de câmara, principal­mente crianças e jovens ini­ciantes na música.

A apresentação do tema fica por conta de Alan Silva, professor de violoncelo no Música Criança, que trará a diversidade das cordas (vio­lão, violoncelo, violino, viola, contrabaixo etc.), explicando aspectos do timbre, da vibra­ção, da sonoridade, do corpo do instrumento e de todas as partes que o compõem, além de contar um pouco da histó­ria de cada um.

“Nesta palestra vamos tratar dos instrumentos de cordas que compõem uma orquestra e explicar como a música pode ajudar crianças e jovens no desenvolvimento de habilidades como organi­zação, concentração, memo­rização, movimento, entre outras”, explica Alan Silva, professor de violoncelo.

As palestras, que são contrapartidas do projeto, seriam realizadas presen­cialmente, mas o conteúdo teve que ser adaptado ao ambiente on-line, em cum­primento às normas sanitá­rias contra a disseminação do novo coronavírus.

Hoje o projeto conta com 180 alunos matriculados e oferece aulas gratuitas de canto coral, piano, violino, viola, violoncelo, contrabai­xo, clarinete, flauta, trompe­te, trompa, trombone e tuba.

O projeto Música Criança – ano 2 é mantido pelo Progra­ma Nacional de Apoio à Cultu­ra (Pronac), do governo fede­ral, via Ministério do Turismo MTur) – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patroci­nado por várias empresas, en­tre elas estão Beira Rio Agroin­dustrial, Usina Alta Mogiana S/A, Venturoso, Valentini & Cia Ltda.

É abrigado no Centro Cul­tural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Me­nor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Joia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras de Ribeirão Pre­to (FFCLRP-USP), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-Cipem).

Postagens relacionadas

Filme de Sandra Kogut reconta as tensões da eleição de 2022

William Teodoro

Nobel de Literatura, de grande força poética, Kenzaburo Oe era um pacifista

William Teodoro

Destruição da arte e perseguição aos criadores são temas da peça ‘Um Picasso’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com