Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

IPVA 2026 começa a vencer segunda-feira

Reprodução

Os proprietários de veículos em todo o estado de São Paulo precisam ficar atentos: o pagamento do IPVA 2026 começa a vencer já na próxima segunda-feira, dia 12. A data marca o início do calendário para quem optar pelo pagamento em cota única com desconto de 3% ou pela primeira parcela do imposto.

O vencimento segue até 23 de janeiro, de acordo com o número final da placa do veículo. Quem deixar de pagar nesse período perde o desconto e só poderá quitar o imposto em fevereiro, em parcela única.

O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, definido pela tabela Fipe. As alíquotas são de 4% para carros de passeio; 2% para motos, caminhonetes de cabine simples, ônibus, micro-ônibus e máquinas pesadas; 1,5% para caminhões; e 1% para veículos de locadoras.

O imposto pode ser pago nos bancos credenciados, caixas eletrônicos, casas lotéricas, internet banking e aplicativos bancários, utilizando apenas o número do Renavam.

Além dos meios tradicionais, o pagamento também pode ser feito via Pix. Nesse caso, o contribuinte precisa acessar o sistema da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), selecionar o débito e gerar um QR Code, que deve ser pago em até 15 minutos. Após esse prazo, o código perde a validade e é necessário emitir outro.

Outra opção é o pagamento por cartão de crédito. É possível quitar o imposto à vista ou parcelar em até cinco vezes em bancos e lotéricas. Também há instituições financeiras cadastradas pela Sefaz-SP que permitem dividir o valor em mais parcelas, com cobrança de juros. Nessas operações, o Estado recebe apenas o valor integral do imposto, e as taxas ficam a cargo da empresa intermediadora.

Quem não pagar o IPVA dentro do prazo estará sujeito a multa diária de 0,33% e juros calculados pela taxa Selic. Após 60 dias, a multa passa a ser de 20% sobre o valor do imposto. Se o débito continuar em aberto, ele é inscrito na Dívida Ativa, o nome do proprietário entra no Cadin Estadual e o veículo fica impedido de ser licenciado, além de poder sofrer cobrança judicial.

Postagens relacionadas

Mãe foi morta com 20 facadas

Luque

Juíza dá liminar em Ação do Centro Administrativo

Redação 2

Sem carro zero no mercado, preço de usados sobe até 20% e vendas disparam

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com