João Fonseca perdeu seu primeiro set em Wimbledon, mas se impôs em quadra nos momentos decisivos e avançou à terceira rodada, nesta quarta-feira (2). Em jogo atrasado pela chuva, o brasileiro de 18 anos superou o americano Jenson Brooksby, 101º do mundo, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4. Seu próximo adversário será o chileno Nicolas Jarry, na sexta.
Como aconteceu na estreia, o brasileiro fez valer seu estilo agressivo em quadra, apostando nos golpes de forehand e no forte saque, arma fundamental nesta quarta: foram nove aces e 69% dos pontos vencidos com o primeiro serviço. Ele só oscilou no segundo set, quando caiu na armadilha do jogo de rede do americano, mais adaptado ao eficiente estilo na rápida grama.
O resultado fez o Brasil encerrar um jejum de 15 anos sem um representante numa terceira rodada de simples no masculino. O último foi Thomaz Bellucci, em 2010. No geral, o carioca se tornou o décimo tenista do país na história a avançar a esta fase na Era Aberta, iniciada em 1968. Com 18 anos e 326 dias, Fonseca virou ainda o mais jovem a alcançar esta fase no torneio desde o australiano Bernard Tomic (18 anos e 255 dias) em 2011.
A boa vitória desta quarta garante Fonseca pela segunda vez nesta fase de um Grand Slam. A primeira aconteceu em Roland Garros, no fim de maio, quando parou justamente na terceira rodada.
Em Londres, o brasileiro agora fará um confronto sul-americano com o chileno Nicolas Jarry, atual 143º e que veio do qualifying, mas que já foi o 16º do mundo. Nesta quarta, ele eliminou o jovem americano Learner Tien (62º) por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/3. Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito.
Bia eliminada
Após fazer sua melhor partida na grama nesta temporada, na estreia, Beatriz Haddad Maia caiu de produção nesta quarta-feira e foi eliminada na segunda rodada de Wimbledon. A número 20 do mundo foi superada pela húngara Dalma Galfi, 110ª do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/1.
Bia fez um set inicial muito equilibrado, apesar de oscilações em momentos importantes, mas perdeu confiança na segunda parcial e chegou a ver a desvantagem ficar em 5/0. Mesmo irregular, Galfi exibiu maior solidez em seus games de saque e sacramentou a vitória em 1h43min.
Com a derrota, Bia não conseguirá repetir a campanha do ano passado, quando alcançou a terceira rodada na Inglaterra. O revés, portanto, pode custar algumas posições no ranking da WTA.