A 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni (JAI 2025), será entre 10 e 21 de dezembro, em Ribeirão Preto
A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta quarta-feira, 3 de dezembro, crédito especial no valor de até R$ 2.342.560 para a realização da 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni (JAI 2025), entre 10 e 21 de dezembro, em Ribeirão Preto.
O meio de projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Ricardo Silva (PSD). Os recursos, em quase sua totalidade, são provenientes de convênio estadual, assinado pela prefeitura com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, cabendo ao município a contrapartida de R$ 212.960. Ribeirão Preto volta a sediar a maior competição poliesportiva da América Latina após 44 anos – a última edição ocorreu em 1981.
A cidade se prepara para receber milhares de participantes com uma estrutura integrada de segurança, apoio e organização. Cerca de 100 cidades devem participar do evento, que tem na programação cerca 30 modalidades esportivas e reunirá milhares de atletas, técnicos e torcedores.
Além de Ribeirão, Sertãozinho, Brodowski e Serrana também receberão jogos. “Os Jogos Abertos do Interior são um patrimônio do esporte paulista. Chegar à 87ª edição é reafirmar a força da nossa tradição esportiva, que une municípios, movimenta atletas e transforma vidas”, diz a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
“Os Jogos têm uma dimensão grandiosa, e a cidade-sede precisa contar com infraestrutura adequada e capacidade de organização. Ribeirão Preto reúne todas essas condições, por isso foi escolhida. Essa parceria tem sido um grande sucesso e, nesta edição, trazemos ainda uma novidade: a inclusão do skate”, ressalta a secretária
“Em 2025, teremos a alegria de realizar essa edição em Ribeirão Preto, uma cidade que respira esporte e que está pronta para receber essa grande festa”, emenda. Será o segundo grande evento do tipo sediado na cidade neste ano. No último mês de julho, Ribeirão Preto recebeu a 67ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.
A última edição dos Jogos Abertos, no ano passado, foi realizada em São José do Rio Preto e contou com a participação de 3.777 atletas de 110 municípios. “A preocupação do nosso governo é fazer com que Ribeirão Preto volte a ter protagonismo”, diz o prefeito Ricardo Silva (PSD).
“Foram 44 anos que a cidade não recebia os Jogos Abertos, que são os jogos estaduais. Serão mais de 30 modalidades esportivas, de seis a sete mil atletas que vêm para cá com suas famílias e a equipe técnica. Isso movimenta nossa economia, gera emprego, renda e coloca Ribeirão Preto de novo no cenário estadual e no cenário nacional”, emenda.
“Nosso compromisso é devolver ao esporte o protagonismo que ele merece. Após 44 anos sem os Jogos Abertos, Ribeirão Preto volta a sediar uma edição histórica, com mais de 30 modalidades e a participação de mais de sete mil pessoas. Este evento não apenas movimenta a economia local, mas também recoloca nossa cidade no cenário esportivo nacional”, destaca o prefeito.
A estrutura do Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima – Tim, a tradicional Cava do Bosque, será usada nos JAI. Inclui o Ginásio Gavino Virdes, as quadras poliesportivas Professor Luiz Augusto Velludo e Professor Nelson Antonio de Castro, a piscina olímpica Luiz Antonio Musa Julião e a pista de atletismo Professor Geraldo de Pádua Melo.
Construída para ser o local das competições da 17ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que seriam realizados em Ribeirão Preto, a Cava do Bosque completou 73 anos em 2025. Foi inaugurada em 13 de outubro de 1952 com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez.

