O advogado criminalista, Fernando José da Costa, é o novo secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Ele substitui o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, que ocupava o cargo desde o início da atual administração.
Costa é advogado, professor em direito penal e processual penal, mestre e doutor em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), doutor em direito penal pela Università Degli Studi di Sassari, na Itália.
O criminalista foi também conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil OAB de São Paulo (OAB-SP), presidente da Comissão de Direito Criminal e vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-SP, além de ser autor de livros jurídicos.
Nascido em São Paulo, em 19 de agosto de 1972, Costa é neto e filho de advogados. Apaixonado pelo direito penal e trabalhou com seu pai, Paulo José da Costa Júnior, até sua partida. A mãe, Maria Helena, também advogada, conheceu o pai na Faculdade de Direito e, até hoje, com seus mais de 70 anos, exerce a profissão com maestria.

