Valdir Avelino *
[email protected]
O Congresso Nacional deu um passo importante ao aprovar a urgência do Projeto de Lei 1.087/2025, que amplia a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês. Essa mudança corrige, ainda que parcialmente, uma distorção que há muitos anos castiga os assalariados e sufoca a renda das famílias.
O novo projeto dobra o alcance da isenção do imposto de renda: 10 milhões de brasileiros ficariam totalmente livres do IR e outros 16 milhões terão redução parcial. Enquanto isso, para compensar, os super-ricos — que recebem acima de R$ 600 mil por ano — passariam a pagar uma alíquota extra, além da taxação de dividendos enviados ao exterior. É um passo importante rumo a um sistema mais equilibrado, no qual aqueles que ganham menos pagam menos e quem ganha mais contribui mais.
O desafio agora é o tempo. Para valer já em 2026, o projeto precisa ser votado na Câmara, aprovado no Senado e sancionado até 30 de setembro. O prazo funciona como um cronômetro de corrida de revezamento: cada Casa precisa passar o bastão rápido para que a medida não se perca na reta final. Não é apenas uma questão de calendário, mas de vontade política para priorizar quem sustenta este país com seu trabalho diário.
Não se trata, é claro, da solução definitiva. O sistema tributário brasileiro ainda exige mudanças profundas para reduzir desigualdades históricas. Mas cada conquista deve ser celebrada. É igualmente essencial que estados e municípios recebam a compensação prevista, garantindo que essa correção na tabela não comprometa políticas públicas vitais, como saúde, educação e saneamento.
Como presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, ao lado dos nossos servidores e da nossa diretoria, reafirmo que justiça fiscal é também justiça social. Essa vitória não é apenas um número na tabela, é uma vitória da vida real, que pode significar comida na mesa, alívio no orçamento e mais dignidade para milhões de famílias brasileiras.
* Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

