Por Hugo Luque
A estreia de Léo Gamalho não poderia ter sido melhor. Com dois gols do centroavante, o Botafogo derrotou o América-MG por 2 a 1 na noite deste sábado (2), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Não foi o mais vistoso dos jogos. No entanto, o Pantera mostrou que pode aprender a sofrer no nacional. A equipe, que começou a rodada na lanterna, tinha tudo para perder quando o Coelho teve pênalti a favor, mas conseguiu responder.
Os 1.360 torcedores que foram ao Santão deixaram o estádio aliviados com os primeiros gols do Tricolor em um mês. Além disso, foi a primeira vitória desde junho, que encerrou um jejum de cinco rodadas.
Com o resultado, o conjunto ribeirão-pretano foi a 21 pontos, mesmo número do América, e subiu momentaneamente para a 18ª posição. O Coelho é o 16º na tabela, à frente no critério de vitórias.
O próximo duelo pela Série B será no dia 10, domingo, às 18h30, fora de casa, contra o Atlético-GO. Antes, o “time B” recebe o Comercial pela Copa Paulista na quarta-feira, às 19h.
O jogo
Desfalcado, o Botafogo entendeu a missão e pensou primeiro em garantir o resultado. Apesar disso, as marcas de Allan Aal no elenco ainda são nítidas, com bastante troca de passes. Porém, o gol veio no bom e velho “chuveirinho”.
Aos 18 minutos, Alejo Dramisino quase abriu o placar de cabeça. No minuto seguinte, foi a vez de Léo Gamalho tentar, e o veterano mostrou o motivo de ser o segundo maior artilheiro da Série B. Após cabeçada, o goleiro do América até tentou tirar perto da linha, mas não conseguiu impedir o primeiro tento do estreante, que deu um excelente cartão de visitas com assistência de Jonathan Cafu.
Jefferson Nem ainda teve a chance de ampliar aos 29, mas escorregou e perdeu a oportunidade. Quem não desperdiçou a chance foi o Coelho. Aos 34 minutos, Miguelito empatou a partida depois de uma saída de bola errada dos mandantes. Na reta final da etapa inicial, o zagueiro Ericson deixou o gramado lesionado.
Os 45 minutos finais foram de muita emoção para os botafoguenses. Aos 13 minutos, Wesley Dias cometeu pênalti em Willian Bigode. A infração foi assinalada com ajuda do VAR. Na cobrança, o ex-Palmeiras e Santos bateu, mas parou em Victor Souza, mais uma vez providencial para o Pantera na temporada.
A torcida ainda celebrava o pênalti desperdiçado dos mineiros quando Lucão tocou a mão na bola e cometeu outra penalidade, desta vez para o Tricolor. Léo Gamalho foi para a cobrança e bateu com confiança para desempatar.
A partir de então, o Botafogo recuou suas linhas e apostou nos contragolpes, enquanto o América rondava a área de Victor Souza. Miguelito quase empatou em falta, aos 27. Logo em seguida, Elizari parou no arqueiro botafoguense. Nos acréscimos, muita gente na área dos paulistas, mas o placar foi mantido.

