Tribuna Ribeirão
Geral

Litoral terá reforço de 3 mil policiais

DIVULGAÇÃO/GOVERNO SP

Os 16 municípios do litoral de São Paulo vão receber um reforço de quase 3 mil policiais para o policiamento durante a alta temporada de verão, in­cluindo Natal e Ano Novo. O anúncio foi feito nesta quar­ta-feira (22) pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia (PSDB), durante visita ao lito­ral norte. A previsão é de que as cidades recebam cerca de 4 milhões de turistas só para as festas natalinas e do réveillon, estimam as prefeituras. O go­verno vai também abrir 10,6 mil vagas diárias para policiais civis e militares que desejarem trabalhar nas folgas no reforço do policiamento.

“Aquilo que já era tradi­ção em São Paulo, de reforçar a segurança pública no perí­odo do verão, agora se tor­na mandatório e ainda com mais preocupação do gover­no”, disse Garcia, em Cara­guatatuba. As ações foram divididas em duas etapas, a primeira desta quarta a 30 de janeiro e a segunda de 31 de janeiro a 6 de março de 2022.

O reforço atende os 4 municípios do litoral nor­te (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), 9 de Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mon­gaguá, Itanhaém e Peruíbe) e 3 do litoral sul (Ilha Comprida, Iguape e Cananéia).

Algumas cidades praia­nas, como Ubatuba, já en­frentam ondas de furtos e assaltos devido ao aumento da população nesta época. Na cidade, como mostrou reportagem do Estado, o nú­mero de furtos aumentou de uma média diária de 82 para 133 nos últimos dois meses. Nesta semana, 175 policiais desembarcaram em Ubatuba.

Em todo o litoral, o policia­mento terá apoio de 270 via­turas, 74 embarcações, cinco aeronaves e 25 drones – esses equipamentos serão usados sobretudo para a vigilância das praias. Segundo o gover­nador em exercício, a Polícia Civil participará das ações de rua, além de reforçar os plan­tões dos institutos de crimi­nalística e de medicina legal. Entre as vagas para diárias extras, serão usadas 1.125 para reforçar o Grupamen­to de Bombeiros Marítimos (GBMar), responsável pela fiscalização de embarcações e resgates no mar. A operação contará ainda com 431 guar­da-vidas extras no litoral.

Baixada Santista deve receber 2,5 milhões de turistas
A Baixada Santista deve receber 2,5 milhões de turistas durante este fim de ano. A pre­feitura de Santos vai restringir o turismo de um dia. O pre­feito Rogério Santos (PSDB) sancionou projeto que obriga o cadastro prévio de vans, mi­cro-ônibus, ônibus e outros veículos de transporte com capacidade superior a 10 pes­soas. Além do cadastro, com antecedência de três dias, es­ses veículos terão de circular com identificação visual. O turismo de praia com ônibus só é permitido para quem comprovar pernoite em meio de hospedagem.

No litoral norte, o número esperado é de pelo menos 1 milhão de visitantes. Ilhabela deve receber mais de 120 mil turistas entre o Natal e o Ano Novo, estima a Associação Co­mercial e Empresarial e do Ob­servatório do Turismo. A taxa de ocupação da rede hoteleira já é de 92%. No ano passado, por causa da pandemia, o tu­rismo teve queda de 52%. Este ano, até novembro, segundo a associação, houve recupe­ração, com aumento de 42% em relação a 2020. “Estamos retomando de forma segura e planejada as atividades turísti­cas”, disse o prefeito Toninho Colucci (PL).

Por causa da covid-19, a prefeitura cancelou todos os shows e eventos musicais pro­gramados para a virada, mas manteve a queima de fogos sem estampido em quatro pontos da orla: Vila, Perequê, Praia Gran­de e Portinho. “Tomamos essa decisão porque houve o cance­lamento de eventos em cidades vizinhas e tenho receio de que os turistas da região venham to­dos para o nosso município, de forma que a cidade não con­siga suportar esse aumento de demanda”, explicou.

O passaporte da vacina é exigido para acesso ao co­mércio, repartições públicas e outros locais fechados. Co­lucci não descarta a possibi­lidade de retomar o controle de acesso ao município no fim do ano, exigindo a carteira de vacinação com ao menos duas doses ou o teste RT-PCR para aumentar a segurança em rela­ção à covid.

Pelas praias de São Sebas­tião devem passar 280 mil banhistas entre o fim de de­zembro e o início de janeiro, segundo o órgão municipal de turismo. Ônibus e outros veículos com passageiros pre­cisam se cadastrar com antece­dência de dez dias e pagar taxa para entrar na cidade. As ex­cursões de um dia – bate e vol­ta – são permitidas somente na praia Balneário dos Trabalha­dores, conforme lei municipal.

O prefeito Felipe Augusto (PSDB) disse que São Sebas­tião está preparada para rece­ber visitantes. “Todos os can­tinhos de nossa cidade estão recebendo atrações natalinas e levando para as famílias uma mensagem de amor e esperan­ça”, disse. Em Caraguatatuba, são esperados 320 mil visitan­tes. A prefeitura suspendeu a queima de fogos devido à pan­demia de covid-19. Ubatuba prevê a chegada de 280 mil tu­ristas. A cidade está enfeitada para o Natal.

Postagens relacionadas

Prédio pronto: hospital veterinário público de RP tem entrega adiada  

William Teodoro

Governo Lula lança pacote de segurança

William Teodoro

Kayky Brito continua sedado em UTI no Rio

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com