A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) informou, por meio de nota, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira, 30 de janeiro. Nesta quinta-feira (29), Lula realizou exames pré-operatórios.
No restante do dia, segundo a Secom, o presidente despachou na Granja do Torto, residência de campo oficial da Presidência da República. Lula fez o mesmo procedimento em 2020, mas no olho direito. O petista chegou ointem de madrugada da viagem que fez ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.
A catarata é um processo natural de envelhecimento que resulta na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e esbranquiçado. Pode ocorrer também por outros motivos, como diabetes, uso de medicamentos com corticoides ou traumas oculares.
O indivíduo que tem esse problema tem a sensação de enxergar através de um vidro embaçado, como se estivesse em um ambiente esfumaçado ou nublado. Por meio de procedimento cirúrgico, é possível substituir essa lente natural opaca por uma artificial transparente.
Lula passou por outros dois procedimentos durante seu terceiro mandato, que teve início em 2023. Naquele ano, realizou uma infiltração na região do quadril com o objetivo de amenizar dores decorrentes de uma artrose. Também conhecido como osteoartrose, esse problema é caracterizado pelo desgaste das cartilagens articulares, que são os tecidos que revestem a extremidade dos ossos.
Em dezembro de 2024, Lula foi operado às pressas após sentir dores de cabeça. Uma ressonância magnética identificou uma hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente domiciliar sofrido em outubro. Ele foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma e ficou internado na UTI.
Em fevereiro do ano passado, o presidente passou por exames de rotina que constataram resultados dentro da normalidade. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente, ele estava ótimo. “É a rotina dele há décadas. Ele sempre faz (os exames) em novembro, mas adiou por causa do acidente”, afirmou o médico.

