Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Mais da metade da população da região já recebeu a 1ª dose da vacina

FOTOS: ALFREDO RISK

João Camargo

A vacinação da popula­ção da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que reúne 34 municípios, já atingiu 54% das pessoas com, pelo menos, uma dose. De acordo com le­vantamento feito pelo Tribuna, com dados disponibilizados da plataforma “Vacivida”, 940.689 pessoas receberam a primeira parte do imunizante.

Além disso, pouco mais de 22% da população da região já foi completamente imunizada, seja com a aplicação de duas do­ses ou dose única das vacinas.

Em Ribeirão Preto, 157.962 pessoas já estão totalmente imunizadas. Destas, 141.863 receberam duas doses do imu­nizante e 16.099 receberam a vacina com dose única.

Em Ribeirão Preto, 157.962 pessoas já estão totalmente imunizadas

No entanto, a Região Me­tropolitana ultrapassou a marca de 5 mil mortos pela covid-19, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de São Pau­lo, que reúne informações do Centro de Vigilância Epide­miológica (CVE), da Coorde­nadoria de Controle de Doen­ças (CCD) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Esses dados mostram ainda que o número de casos do novo coronavírus nos 34 municípios da região é de 174.599. Entre as cidades com maior número de casos estão Ribeirão Preto (73.051), Sertãozinho (18.712), Jaboticabal (7.095), Monte Alto (6.004) e Mococa (5.544).

Em todo o mundo, já fo­ram registrados cerca de 196,6 milhões de casos de covid-19, sendo aproximadamente 4,2 milhões de mortes. No Brasil, foram contabilizados 19,8 mi­lhões de casos e cerca de 554,5 mil óbitos.

Confira nesta página a tabela completa com o número de ca­sos, de mortes e de doses aplica­das de vacina em cada um dos 34 municípios da Região Metro­politana de Ribeirão Preto.

53% da população vacinada em Ribeirão Preto
Assim como em toda a re­gião, Ribeirão Preto também já vacinou mais da metade de sua população. De acordo com os números mais recentes, o mu­nicípio vacinou cerca de 53% das pessoas. No entanto, em resposta ao Tribuna, a Secre­taria Municipal de Saúde in­formou que não trabalha com uma previsão de quando toda a população será vacinada com a primeira dose.

A pasta comunicou ainda que, em relação à aplicação da segunda dose da vacina, “está sendo feita de acordo com o prazo estipulado pelos fabrican­tes, respeitando o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, responsá­vel também pelo envio das doses aos municípios”.

Diante do avanço na imuni­zação da população, a Prefeitura de Ribeirão Preto disse que es­tuda a volta da “Nove Aberta” e que a confirmação será divulga­da em breve. A Administração Municipal ressaltou ainda que a previsão é de que a atividade aconteça uma vez por mês. Du­rante uma solenidade esportiva o prefeito Duarte Nogueira ga­rantiu que a avenida seria aberta ao evento no dia 22 de agosto e que a expectativa de que toda a população adulta fosse vacinada até o dia 20 de agosto.

Em edições anteriores, a “Nove Aberta” foi um evento que reunia as pessoas na Avenida Nove de Julho e proporcionava diversas atividades espalhadas pela via, como brincadeiras, exposição e jogos.

Flexibilizações em RP
Na quinta-feira, 29 de julho, foi anunciado que Ribeirão Pre­to se anteciparia as flexibiliza­ções do Plano São Paulo e per­mitindo a abertura do comércio e outras atividades desde a de sexta-feira, 30 de julho.

A fase de transição teve ca­pacidade ampliada e horário estendido para fechamento do comércio, das 6h às 24h.

A Prefeitura informou tam­bém a obrigatoriedade de uso de máscara e demais cuidados. A partir de 17 de agosto, será estendida dentro das regras do Plano SP. Assim, “fica permiti­do o funcionamento de ativi­dades comerciais presenciais, restaurantes e similares, aca­demias de ginástica, atividades culturais e salões de beleza das 6h às 24h, além das atividades religiosas coletivas.”

A taxa de ocupação destes locais sobe de 60% para 80%. Os parques municipais funcio­narão das 6h às 20h. Eventos com shows somente poderão acontecer quando não hou­ver aglomeração.

Atividades de restaurantes e similares, o atendimento somente poderá ser feito com pessoas sentadas, sem pista de dança, e serviço e consumo deverá ser exclusiva­mente nas mesas.

Pouco mais de 22% da população da região já foi completamente imunizada, seja com a aplicação de duas doses ou dose única das vacinas

Butatan inicia nova etapa de projeto em Serrana
Desde o último sábado, 24 de julho, teve início em Serrana uma nova etapa do Projeto S, estudo realizado pelo Butantan no município para entender o impacto da vacina no controle da pandemia de Covid-19. No novo ciclo, o instituto analisa a imunidade de longo prazo dos moradores da cidade após a vacinação com as duas doses da CoronaVac.

Na oportunidade, mais de 2 mil voluntários participaram da pesquisa. Nesse fim de semana, sábado, 31 de julho, e domingo, 1º de agosto, uma nova coleta de sangue estava prevista com os candida­tos interessados que não conseguiram participar no primeiro final de semana. O voluntário deve se dirigir a uma das escolas que foi ponto de vacinação durante a etapa de imunização do Projeto S.

Postagens relacionadas

Moradores do Jardim Canadá denunciam matança de gatos por envenenamento

Redação

Administração de Santa Rita do Passa Quatro anuncia reajuste para servidores

Redação 7

‘Projeto do Uber’ pode trancar pauta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com