Com o plenário lotado Maurilio Biagi Filho recebe Título de Cidadão Sertanezino e a mais alta condecoração do Município
O empresário Maurilio Biagi Filho foi homenageado pela Câmara Municipal de Sertãozinho com duas importantes honrarias: o Título de Cidadão Sertanezino e a Condecoração Maior do Município de Sertãozinho “Padre Antonio de Oliveira”, a mais alta distinção concedida pelo município. A cerimônia ocorreu no dia 7 de agosto, às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Sertãozinho, que ficou lotado. Entre as quase 400 pessoas presentes, estavam familiares, amigos, autoridades e muitos ex-colaboradores das empresas em que Maurilio atuou em sua trajetória profissional, especialmente da Usina Santa Elisa e Zanini. Maurílio fez questão de receber a todos na entrada, registrando cada manifestação de carinho.
Natural de Ribeirão Preto, Biagi é filho de Maurílio Biagi e Edilah Lacerda Biagi, mas foi em Sertãozinho que passou sua infância e parte da juventude, na Fazenda Santa Elisa, onde os pais moravam. Lá também viveu anos importantes de sua vida adulta e empresarial ao lado da esposa Vera Lúcia de Amorim Biagi e dos filhos Rodrigo, Marcelo, Roberto e Elisa.

Representando os filhos, Marcelo usou a palavra para dizer da ligação forte da família Biagi com Sertãozinho e da importância desse momento. “Meu pai carrega consigo o legado das gerações que o antecederam e também semeia os caminhos das gerações que virão. O amor dele por Sertãozinho é silencioso, mas profundo. Ele nunca precisou dizer que amava esta cidade. Ele mostrou isso com atitudes, com compromissos, com ações concretas. É intrínseco a ele”, ressaltou.
A trajetória profissional de Maurilio começou ainda como estagiário na Usina Santa Elisa, onde passou por todos os setores até chegar à presidência. Sob sua liderança, a usina se destacou nacionalmente, chegando à primeira colocação no ranking setorial mundial de moagem de cana em uma safra, chegando a mais de 7 milhões de toneladas, em 1998.

Visionário e comprometido com o desenvolvimento humano, Biagi promoveu iniciativas voltadas ao bem-estar e à capacitação dos colaboradores, como a criação de creche, escolinha profissionalizante, ações culturais e esportivas, além do incentivo a talentos locais como a atleta Maria Zeferina Baldaia e ao hóquei sertanezino. Zeferina, emocionada, também usou a palavra para homenagear Maurílio. “Ele foi um grande incentivador, acreditou no meu sonho, acolheu minha família desde que chegamos a Sertãozinho e deu oportunidade para todos melhorarem de vida. Meu sentimento hoje é de gratidão”, disse a atleta que já foi vencedora da corrida de São Silvestre, patrocinada pela Usina Santa Elisa.
Além da atuação na Santa Elisa, teve papel relevante nas mais de 15 empresas do grupo familiar, que chegaram a ter juntas cerca de 30 mil funcionários. Entre elas estão: Refrescos Ipiranga (Ribeirão Preto), Sorocaba Refrescos e Uberlândia Refrescos (todas fabricantes de Coca Cola), Solorico, Sucorico, Zanini Equipamentos Pesados, AKZ Turbinas, Sermatec, e as usinas Usina MB, Moema (e suas subsidiárias), Aroeira e CEVASA – Companhia Energética Vale do Sapucaí. Também colaborou na formulação de políticas públicas por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES), e também em conselhos como Cosag-Fiesp, Abimaq, Abdib, entre outras entidades empresariais nacionais e internacionais. É também o presidente de honra da Agrishow.
“Esses títulos têm significado muito especial para mim. Apesar de ter nascido em Ribeirão Preto, sou um Sertanezino de fato e agora de direito — e ainda acrescido de uma condecoração concedida por unanimidade pela Câmara. Não são apenas reconhecimentos públicos — são gestos de afeto. São abraços da cidade que me formou, que me viu menino, que me viu crescer e, mais tarde, que me viu lutar pelo desenvolvimento de um Brasil mais justo, inovador e sustentável. Esta é a homenagem mais carinhosa que recebi até hoje em minha vida e estou profundamente agradecido”, afirma Maurilio Biagi Filho.

No evento, ele optou por escolher um ex-colaborador da Usina Santa Elisa, Paulo Garrefa, para ler o seu discurso, que foi repleto de emoção e de memórias. “São 83 anos de lembranças de fatos, pessoas, construções, desconstruções, de alegrias e tristezas. Optei por solicitar a leitura deste discurso, em respeito a vocês, porque não conseguiria me ater ao texto sem me emocionar e resistir a não sair dele”, disse.
A propositura do Título de Cidadão Sertanezino é de autoria do ex-vereador Fred Moraes, enquanto a Condecoração Padre Antônio de Oliveira foi indicada pelo vereador Antônio Carlos Marcolino. “Homenagear Maurilio Biagi Filho é reconhecer um dos grandes nomes da história de Sertãozinho, alguém que se dedicou à cidade com ações concretas e com um amor genuíno que se revela em sua trajetória pessoal e profissional”, destaca o ex-vereador Fred Moraes. “A condecoração Padre Antônio de Oliveira é reservada a pessoas que deixaram um legado para nossa cidade — e Maurilio é exatamente esse exemplo: um líder empresarial que sempre teve um olhar humano e solidário para Sertãozinho. Por isso o auditório estava lotado de pessoas que fizeram parte da vida dele e que queriam manifestar o seu carinho e gratidão”, reforçou o vereador Antonio Carlos Marcolino.

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil também usou a palavra. “Tenho muita honra de ser amiga do Maurílio e de sua família há muitos anos. O poder muda as pessoas, às vezes, mais do que o dinheiro, mas ele sempre foi muito simples e trata todos de maneira igual, sem distinção. Ele nunca deixou que o sucesso subisse à cabeça. Por isso, esta homenagem é merecida, pois ele ajudou a transformar a vida de muitas pessoas de Sertãozinho e de outras cidades”.
Fechando os pronunciamentos, o presidente da Câmara, Nilton Cesar Teixeira, e o prefeito de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, reafirmaram a importância do homenageado. “Maurilio Biagi Filho carrega no coração e na prática os valores que nos orgulham como sertanezinos. Seu nome é parte da história da cidade”, afirmou Teixeira. “Essa é uma justa e emocionante homenagem a quem ajudou a construir o progresso de Sertãozinho. Um reconhecimento que representa também a gratidão da nossa população”, disse o prefeito José Alberto Gimenez.

