Tribuna Ribeirão
Artigos

Meio de campo 

Tais Roxo Fonseca * 
[email protected]  
 
Prezado Amigo Afonsinho, eu continuo aqui mesmo, aperfeiçoando o imperfeito, dando um tempo, dando um jeito, desprezando a perfeição.” Afonsinho inspirou a música Meio de Campo composta por Gilberto Gil, devido a sua história de luta pelos seus direitos e também pelos direitos dos outros.  
 
O Afonsinho foi o primeiro jogador de futebol a promover uma medida judicial em busca da conquista do passe livre. O Doutor Afonso Celso Garcia Reis, mais conhecido como Afonsinho, foi um jogador de futebol brasileiro, que se destacou pela ousadia e após a aposentaria dos campos, retornou ao exercício da medicina sanitarista, subindo os morros cariocas para cuidar das famílias moradoras das favelas, como deve fazer um médico de família.  
 
Há alguns anos atrás, fui visitar a Feira do Livro de Paquetá, a FLIPA, e assim que a balsa encostou pude ler em uma placa Restaurante do Amigo Afonsinho, com uma seta apontando para seguir a esquerda da Ilha, pensei, é para lá que vou. O Afonsinho mora na Ilha com sua família e a esposa é quem toca o restaurante.  
 
Sem medo de errar a data, posso dizer que a Presidenta Dilma tinha acabado de sofrer o golpe que tomou o seu mandato e o Bolsonaro já eleito, imediatamente acabou com o Programa Mais Médicos. Quando chequei no restaurante do Afonsinho, senti uma grande emoção, me deparei com o local lotado de moradores da Ilha de Paquetá despedindo de um grupo de médicos cubanos que ali permaneceram cuidando das dores dos paquetaenses.  
 
O Programa Mais Médicos é essencial porque garante acesso à saúde em áreas remotas e vulneráveis do Brasil, onde a falta de médicos sempre foi um problema mortal. Infelizmente, são raros os médicos que aceitam iniciar e ainda desenvolver suas carreiras em locais como Matões do Norte, no Maranhão, Assunção do Piauí e muitos outros, onde vivem brasileiros em situações precárias de saúde.  
 
O Brasil é imenso e nessa imensidão espacial também há uma enorme desigualdade estrutural com raízes históricas, enquanto comemoramos o aumento da estimativa de vida com qualidade nas camadas abastadas, que possuem acesso a vacinação paga, a planos de saúde de excelência, com hospitais que mais parecem resorts, outros padecem sem atendimento médico.  
 
Durante a última semana, o governo dos EUA anunciou que irá cancelar todos os vistos de brasileiros que apoiam o Programa Mais Médicos, incluindo os vistos do Ministro da Saúde Alexandre Padilha e toda a sua família. Ocorre que o Programa Mais Médicos trata-se do maior programa de provimento médico do mundo com 28 mil médicos alocados em áreas remotas do Brasil, salvando diariamente vidas brasileiras.  
 
Atualmente a Fiocruz armazena 600 imagens digitais, sob o título de Coleção Mais Médicos um Manifesto Humanista, onde se encontra todo o trabalho documentado pelo fotógrafo Araquém Alcântara, que percorreu 38 cidades de 20 estados brasileiros e fez mais de cinco mil registros dos médicos do programa mais médicos em suas rotinas de atendimento à populações que nunca haviam estado em contado direito com um médico.  
 
O criador do SUS, o Sistema único de Saúde, era nascido em Ribeirão Preto, Sergio Arouca, tive a honra de ser sua prima, minha avó materna era irmã do pai do Sergio Arouca, ele dizia: Saúde é a ausência do medo e Democracia é saúde. Ele dizia também que a saúde não é a ausência da doença, mas um bem estar físico, mental, social e político, resultante de um desenvolvimento econômico e socialmente justo. 
 
* Advogada 

Postagens relacionadas

Qual igreja devemos ser? Ortodoxa ou Ortoprática?

Redação 1

O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva 

Redação 2

Programa Acredita: a maior oportunidade para quem quer empreender 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com