Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Microsoft encontra vulnerabilidade grave no sistema operacional da Apple

Shrootrless é o nome dado pelos pesquisadores. É um método que poderia permitir a cibercriminosos realizarem accesso total (root) a computadores com macOS, burlando a System Integrity Protection (SIP, “Proteção de Integridade do Sistema”). O alerta partiu do grupo Microsoft Security Vulnerability Search (“Pesquisa de Vulnerabilidade de Segurança da Microsoft”) e foi enviado à rival Apple.

A SIP foi introduzida ainda em no OS X 10.11 em 2015. A ideia é impedir que um usuário com acesso raiz (isto é, antes do carregamento do sistema operacional) performe ações que comprometam a integridade do sistema. Com a técnica Shrootless, uma figura maliciosa poderia manipular arquivos restritos e instalar rootkits, malwares com acesso pré-sistema.

Segundo os pesquisadores da Microsoft, o Shrootless funciona tapeando a SIP, que permite processos especiais da Apple a atuarem com privilégio total. Esses processos permitidos geralmente são atualizações do sistema ou instalações de aplicativos da fabricante.

O ataque funciona através de um arquivo especialmente criado que herda direitos de um processo de instalação legítimo da Apple.

Por que a Microsoft estudou o sistema da Apple?

Mas o que faziam especialistas da Microsoft fuçando código da rival Apple? Segundo eles, é uma questão que computadores com o macOS comprometido podem estar na mesma redes que aqueles com Windows.

“Essa vulnerabilidade em nível de sistema operacional e outras que inevitavelmente serão descobertas é adicionada ao crescente número de possíveis vetores para invasores explorarem”, afirmam os pesquisadores no post do blog da Microsoft. “Como as redes de tornam cada vez mais heterogêneas, o número de ameaças que tentam comprometer equipamentos sem Windows também cresce.”

Segundo a Microsoft, a Apple lançou uma atualização de segurança último dia 26 de outubro (logo antes de sair o post) que resolveu o problema.

Via Microsoft

Postagens relacionadas

Filmes da Universal não vão mais para o HBO Max

Redação 1

A força com a qual um braquiossauro expelia seu vômito era suficiente para nos matar

William Teodoro

Xiaomi aciona Justiça dos EUA para sair de lista de aliadas do exército chinês

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com