Tribuna Ribeirão
Cultura

MinC aprova USP 
Música Criança

Vinícius Barros
Em São Joaquim da Barra, USP Música Criança oferece cursos gratuitos de instrumentos

Iniciativa de formação musical para crianças e adolescentes nas cidades de São Joaquim da Barra, Jardinópolis e Jaboticabal busca patrocinadores para viabilizar suas atividades no próximo ano



O projeto USP Música Criança 2026, de formação musical gratuita para crianças e adolescentes, foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) e está oficialmente aberto para captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura (numero 8.313/91). 

Com o Pronac 256484, empresas e pessoas físicas que declaram Imposto de Renda devido podem destinar parte do tributo para viabilizar esta iniciativa, sem custo adicional.

Com um valor aprovado de R$ 1.101.952,50, o projeto visa dar continuidade ao bem-sucedido trabalho iniciado há mais de uma década na cidade de São Joaquim da Barra.

As atividades devem ser ampliadas para Jaboticabal e Jardinópolis.

O projeto conta com apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-CIPEM), e apoio técnico e operacional da Associação Filadelfia.

Em São Joaquim da Barra o projeto conta ainda com parceria da Joia Fraternal Jorge de Lollo.

Em São Joaquim da Barra, o USP Música Criança oferece cursos gratuitos de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta, clarinete, saxofone e metais), percussão, piano e canto coral para alunos de 6 a 18 anos. Já em Jardinópolis e Jaboticabal, os novos núcleos do projeto, irão atender alunos em cursos de iniciação musical e cordas (violino e violoncelo).

A metodologia é baseada na Filosofia Suzuki, priorizando o desenvolvimento humano integral por meio da arte. “Além da formação musical, nosso objetivo é utilizar a música como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e educacional de crianças e adolescentes”, afirma Ladson Bruno Mendes, Coordenador Geral e Pedagógico do projeto.

Para o ano de 2026, a iniciativa prevê 364 vagas em cursos gratuitos distribuídos entre os três núcleos; seis apresentações artístico-pedagógicas com entrada gratuita para a comunidade; expansão para Jaboticabal e Jardinópolis, inicialmente com turmas de violino e violoncelo; e um plano de acessibilidade completo para garantir a inclusão de pessoas com deficiência (PcD).

Como apoiar – Empresas (pelo lucro real) e pessoas físicas (que declaram pelo formulário completo) podem direcionar parte do Imposto de Renda devido para o projeto, transformando o tributo em investimento social e cultural.

O apoio garante a continuidade de um projeto consolidado, que já impactou positivamente centenas de jovens, e oferece visibilidade para as marcas patrocinadoras junto a um público de grande valor social.

Postagens relacionadas

Obra do acaso cria novo problema na “Praça” do SBT

Redação 1

Marisa Monte traz ‘Portas’ para RP

William Teodoro

Amor contemporâneo conquista em ‘Normal People’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com