Neste sábado (15), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, veio a Ribeirão Preto para acompanhar pessoalmente o desempenho das carretas do programa ‘Agora Tem Especialistas’, que tem como objetivo a mobilização de todas as estruturas de saúde do Brasil, seja ela pública ou privada, ao disponibilizar unidades móveis de saúde em regiões com vazios assistenciais, e também reduzir o tempo de espera do SUS. Ribeirão Preto foi a segunda cidade a participar da etapa-piloto do projeto.
Atualmente, foco das unidades móveis de saúde da cidade é a oftalmologia, com a possibilidade de cirurgias de catarata para idosos. “O desempenho só dessa carreta do Agora Tem Especialistas [no estacionamento do Tonin Atacadista] em Ribeirão Preto foi muito positivo. A parceria entre o governo federal e o município fez com que as filas para cirurgia de catarata no SUS fossem zeradas neste mês!”, afirmou o ministro.

Padilha também comentou que os atendimentos das carretas não estavam voltados apenas para a realização de cirurgias de catarata, mas também para atender adultos e idosos com problemas de visão ocasionado por diabete, problemas na retina e pressão nos olhos. Ainda segundo o ministro, caso os pacientes do SUS de Ribeirão e região necessitem de outro tipo de atendimento médico especializado – como carretas com especialidade em saúde da mulher ou em tomografias – uma comissão regional ligada ao Ministério da Saúde irá solicitar a presença de determinada carreta na cidade.
Por fim, o ministro afirmou que hospitais da rede privada podem trocar dívidas por cirurgias. Ou seja, os hospitais privados que possuem dívidas com a União podem compensá-las com o oferecimento de exames e cirurgias para pessoas que estejam na fila de espera do SUS.
Ainda no estado de São Paulo, o ministro da Saúde participa, no município de Araras, da inauguração de um novo setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital São Leopoldo Mandic. A medida contribui para a expansão e o fortalecimento da assistência em saúde na região.






