Por Hugo Luque
Morreu nesta segunda-feira (22), aos 45 anos, o ex-goleiro Anderson Soares da Silva, mais conhecido como Neneca, ídolo do Botafogo. Ele estava internado em Rondonópolis (MT) desde sexta-feira, quando sofreu um infarto enquanto assistia a uma partida do sub-17 do União Rondonópolis. A informação foi inicialmente publicada pelo GE e confirmada pelo Tribuna Ribeirão.
Neneca, que trabalhava como gerente de futebol do União, passou mal durante o jogo da categoria de base e foi rapidamente socorrido. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas acabou transferido para a Santa Casa da cidade por conta da gravidade do ocorrido – exames apontaram a necessidade de uma cirurgia de tórax aberto devido a um aneurisma na artéria aorta, além do infarto. O ex-arqueiro, no entanto, não resistiu.
Natural de Rondonópolis, Neneca teve uma carreira de 20 anos dentro dos gramados. As primeiras experiências como jogador em São Paulo foram com as camisas de União São João, Flamengo de Guarulhos, União Barbarense e Nacional, entre 2002 e 2005.
Após breve passagem pelo Pogon Szczecin, da Polônia, ele retornou ao futebol brasileiro de vez e fez história com a camisa do Santo André. Neneca chegou ao Ramalhão em 2007 e permaneceu até 2010, ano em que o time do ABC fez campanha histórica e foi vice-campeão paulista diante do Santos de Neymar e Ganso.
Neneca ainda vestiu as camisas de América-MG, onde também se tornou querido pela torcida, além de Figueirense e Guarani antes de chegar ao Botafogo, em 2015.
Sua temporada de estreia pelo Pantera não poderia ser melhor. O goleiro fechou a meta tricolor e foi um dos heróis do primeiro título nacional do clube, a Série D do Campeonato Brasileiro daquele ano.
O atleta cresceu ao lado do Tricolor, que voltou a ter relevância no cenário do futebol brasileiro nos anos seguintes. Ídolo botafoguense, Neneca ainda disputou mais duas edições da Série C com a camisa de três cores, além de dois estaduais – chegou às quartas de final no segundo. No total, foram 83 jogos pela equipe ribeirão-pretana entre 2015 e 2017.
Depois de deixar Ribeirão Preto, Neneca retornou ao Santo André para uma curta passagem e voltou às origens no Mato Grosso com a camisa do União. Foi pelo Colorado que ele encerrou a carreira de atleta profissional, em 2022, após dois Brasileiros (Série D de 2015 e Série C de 2004), uma Série A2 do Paulista (2008) e um Campeonato Catarinense (2014) conquistados. Depois de pendurar as luvas, o ídolo botafoguense se tornou dirigente do União.
Pronunciamento do Botafogo
Nas redes sociais, o Botafogo lamentou a morte de Neneca por meio de uma nota oficial.
“A diretoria da Botafogo Futebol SA lamenta profundamente o falecimento do goleiro Anderson Soares da Silva, o Neneca. Ele faleceu nesta segunda-feira (22) em Rondonópolis, onde estava internado desde a última sexta, quando sofreu um infarto. Neneca, que atuou pelo Tricolor entre 2015 e 2017, vestiu a camisa do Pantera em 83 oportunidades. Em 2015, foi um dos principais jogadores na conquista do acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro e no título da Série D. Além do Botafogo, Neneca jogou pelo União Barbarense, Santo André, América-MG, Figueirense, Guarani, Oeste e União Rondonópolis. Atualmente, trabalhava como gerente de futebol do União Rondonópolis (MT). A diretoria do Botafogo presta os seus mais sinceros sentimentos e condolências à família e amigos, reza para que todos encontrem forças para superar essa triste perda.”

