Tribuna Ribeirão
Cultura

Mostra paralela aborda a influência italiana na obra de Odilla Mestriner

Pesquisa sobre a presença dos imigrantes italianos na vida da artista ribeirão-pretana pode ser vista até 6 de maio na Casa da Memória Italiana

Além de ter nascido em uma família com origens na Itália, a artista visual Odilla Mestriner (1928-2009) foi fortemente impactada pela presença dos imigrantes italianos em Ribeirão Preto, em suas vivências familiares e, especialmente, em sua formação artística. Este é o tema da exposição “Odilla Mestriner e a influência italiana”, que pode ser vista de 30 de março a 6 de maio na Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto).

Organizada pelos pesquisadores Gabriel Azarias e Mônica Oliveira, com apoio de Camila Paulucci, a mostra é uma proposição de Nilton Campos, como atividade paralela da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”, aberta ao público, também até 6 de maio, no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.

“Neste projeto mostramos ao público um painel com informações a respeito das origens italianas dos avós de Odilla e também de importantes artistas presentes em sua formação, também de origem italiana”, explica Azarias, co-gestor do Museu Casa da Memória Italiana. Os visitantes também podem apreciar uma obra original da artista – “Da Série Casa (1964)” -, produzida com colagem e nanquim sobre papel.

Odilla Mestriner vivenciou fortemente um momento de mudanças na visão do fazer artístico em Ribeirão Preto a partir de meados dos anos de 1950, com a chegada de artistas italianos como Bassano Vaccarini e Domenico Lazzarini. “Foi um período de modernização da arte na cidade, o que fez com que Odilla recebesse um acompanhamento artístico que, certamente, contribuiu para a construção de uma identidade em sua produção”, avalia Nilton Campos, diretor do MARP e curador da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz – uma realização do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre Odilla Mestriner

Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes visuais, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

Sua arte está presente nos principais museus do país, entre eles MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo e MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto.

SERVIÇO

Exposição “Odilla Mestriner e a influência italiana”

Museu Casa da Memória Italiana

Rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto-SP

Informações: (16) 3904-2750, (16) 99760-9946, casadamemoriaitaliana@gmail.com

Museu Casa da Memória Italiana – Visitação aberta ao público:

De 30 de março a 6 de maio

Quintas-feiras, às 15h

Sábados, às 10h e às 11h30

Um domingo ao mês, às 10h e às 11h30

Agendamento gratuito pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.br/visite

Exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”

MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP

Informações: (16) 3635-2421

MARP – Visitação aberta ao público:

De 22 de março a 6 de maio

De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30

Aos sábados: nos dias 25/03, 15/04, 29/04 e 06/05, das 9h às 15h

Obs.: Nos dias 07/04 e 21/04, o museu estará fechado

Postagens relacionadas

Tragédia da boate Kiss vira série

William Teodoro

Cartas em tupi são traduzidas na íntegra

William Teodoro

Lives do fim de semana têm shows da festa do Peão de Barretos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com