Tribuna Ribeirão
Cultura

MPB é tema de 
concerto em RP

Divulgação
USP Filarmônica retoma a série Concertos USP e apresenta, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, um programa que reúne obras brasileiras

USP Filarmônica apresenta repertório com diferentes períodos da música brasileira; será nesta terça-feira (23), no Theatro Pedro II, com entrada gratuita


A USP Filarmônica, orquestra de estudantes bolsistas de graduação em música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), realiza seu concerto de número 233 nesta terça-feira, 23 de setembro, às 20 horas, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, com programa dedicado à música popular brasileira.

O repertório abrange diferentes períodos da música, incluindo obras de Antônio Carlos Gomes (1836-1896), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Edu Lobo (1943), Vinícius de Moraes (1913-1980), Oswaldo Lacerda (1927-2011), José Maria de Abreu (1911-1966) & Francisco de Queirós Mattoso (1913-1941).

O programa ainda traz obras de Guinga (1943) & Paulo Cesar Pinheiro (1949), Tom Jobim (Antônio C. Brasileiro de Almeida Jobim , 1927-1994), Jacob do Bandolim (1918-1969), Radamés Gnattali (1906-1988), Gérson Coutinho da Silva (1935-1981) & Pascoal Zanetti Todarelli (1937-1972), Milton Nascimento (1972) e Zequinha de Abreu (1880-1935).

A maior parte dos arranjos das obras é assinada por Rafael dos Santos. Já a obra “Tico-tico no Fubá” tem arranjo de Cliff Colnot. O concerto destaca a participação do violista Iberê Carvalho (Orquestra ORSO e Orquestra Sinfônica de Santo André).

Ele mantém intensa atividade artística no Brasil e na Europa, sendo fundador da Academia de Música de Câmara de Belo Horizonte, além de um trabalho em prol da igualdade racial no meio musical como fundador do Coletivo Ubuntu Brasileiro. 

Complementa o programa a atuação dos estudantes Mateus Soares Santos Lousano (FFCLRP-USP), na viola caipira, e Lucas Herrera (FFCLRP-USP), na flauta.

A direção musical e a regência são do maestro José Gustavo Julião de Camargo.

USP Filarmônica – Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados.

Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. 

Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Para o ano de 2025, pela série regular da temporada, a USP Filarmônica programou doze concertos em Ribeirão Preto e oito concertos em São Carlos. O roteiro inclui cidades como Jardinópolis, Franca, São Paulo, Juiz de Fora e São Paulo (Museu Paulista e Sala São Paulo).

Informações – Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da Universidade de São Paulo recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo, segundo consta no site da Fundação Dom Pedro II. 

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto.

O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. 

Atualmente conta com 1.200 lugares. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br.

O espetáculo não é livre. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional.

Postagens relacionadas

Theatro Pedro II em manutenção

Redação 1

Instituto do Teatro Brasileiro oferece cursos de formação gratuitos

Redação 2

Hoje tem Arismar do Espírito Santo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com