Tribuna Ribeirão
Mundo

Museu provoca debate ao exibir preservativo histórico

O objeto da manifestação inconformada de grupos religiosos (Reprodução)

Um pequeno artefato do século XIX tem causado grande repercussão no cenário museológico europeu. O Rijksmuseum, um dos mais prestigiados museus de Amsterdã, incluiu em uma de suas mostras um preservativo datado de cerca de 1830, adornado com uma ilustração erótica considerada anticlerical. A imagem, que retrata uma freira e três membros do clero nus prestes a se envolverem sexualmente, gerou protestos de organizações católicas que exigem sua remoção da exposição.

O objeto, supostamente de origem francesa, é interpretado por especialistas como parte de uma tradição satírica e panfletária que marcou o período pós-Revolução Francesa, uma época de forte tensão entre o Estado laico emergente e instituições religiosas. Grupos como a TFP Student Action, de orientação católica, alegam que a peça ofende a memória de mártires cristãos perseguidos à época e consideram sua exibição um “sacrilégio”.

Na Holanda, o coletivo conservador Civitas Christiana também tem organizado manifestações em frente ao museu. Para o diretor da entidade, Hugo Bos, a obra “ultrapassa os limites do respeito cultural e religioso”. Até o momento, a instituição museológica não anunciou qualquer intenção de retirar o item, que ganhou notoriedade nas redes sociais por seu caráter provocador e histórico.

A inclusão do preservativo na mostra reacende discussões cada vez mais recorrentes no campo das artes visuais: quais são os limites da liberdade curatorial? Qual o papel dos museus ao revisitar narrativas visuais do passado, sobretudo as mais controversas? E até que ponto a arte deve se submeter às sensibilidades religiosas contemporâneas?

Ao apresentar um artefato que carrega camadas de crítica social, irreverência e memória política, o Rijksmuseum posiciona-se no centro de uma das mais delicadas zonas de atrito da cultura atual: a intersecção entre arte, história e fé.

Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto

#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

 

Postagens relacionadas

Rússia diz que não iniciará guerra em meio a tensões

William Teodoro

Senador dos EUA aguarda sinal de Trump sobre projeto bipartidário para saúde

Redação 1

Coronavírus atinge de forma mais dura as Américas, diz OMS

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com