Tribuna Ribeirão
Cultura

Música sacra no Sumaré

Em 24 de setembro, domin­go, às 17h30, o projeto “Encan­tando” levará seu repertório de música sacra para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima (“Es­tigmatinos”), na praça Antônio Lopes Veludo s/nº, no Jardim Sumaré, Zona Sul de Ribeirão Preto. A apresentação, que acon­tece após a missa, conta com par­ticipação do Quinteto de Cordas da Academia Livre de Música e Artes (Alma) de Ribeirão Pre­to, composto principalmente por alunos, com violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, além de três jovens cantores e parti­cipação das solistas Snizhana Drahan e Tamara Pereira, pro­fessoras e cantoras profissionais.

O repertório conta com obras como “Minuetto”, de Lui­gi Boccherini (1743-1805); “Ave Maria”, de Giulio Caccini (1551- 1618); “Ave Verum Corpus”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), “Lascia chi’o pian­ga”, de Georg Friedrich Händel (1685-1759) e “Cantata 156”, de Johann Sebastian Bach (1685- 1750). Também estão no reper­tório “Panis Angelicus”, de César Franck (1822-1890); “Pietà, Sig­nore”, de Alessandro Stradella (1639-1682); “Gloria a Te, Cristo Gesu”, de Jean-Paul Lecot (1947); e “Ave Maria”, de Franz Schubert (1797-1828), entre outros.

O projeto “Encantando” é uma realização da Academia Li­vre de Música e Artes, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio Ópera da Usina Mogiana, pa­trocínio Sinfonia da Ambient e Santa Helena, patrocínio Suíte do Tonin, Madeiranit, Interu­nion, Usina Vertente e Tereos. O objetivo é estimular a apreciação da música erudita e formar no­vos públicos de cultura.

O projeto prevê dez apre­sentações gratuitas de música sacra em igrejas de Ribeirão Preto – músicos estarão em mais três templos ainda a serem con­firmados.. A estreia ocorreu em 23 de julho, na Paróquia Santa Terezinha (rua Maria Cândida Rosa Curi nº 770), no bairro Ri­beirânia, na Zona Leste. Mais in­formações no e-mail academiali­[email protected].

Sobre a Alma – A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, de Ribeirão Preto/SP, Brasil, constituída formalmen­te em junho de 2015. Enquanto projeto cultural, iniciou suas ati­vidades em agosto de 2014, nas dependências do Centro Cul­tural Palace, com o objetivo de identificar, reconhecer e lapidar jovens talentos nas artes. Atual­mente, atende cerca de 150 alu­nos, com faixa etária entre 7 a 21 anos, de cerca de dez cidades da região de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Trio do humor faz show no Pedro II

William Teodoro

AEEARP recebe professor da Universidade de Firenze para palestra sobre a cultura italiana contada através das construções

William Teodoro

Little Richard morre aos 87 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com