Tribuna Ribeirão
Artigos

Natal Luz pra quem?

Elson de Paula *
https://www.facebook.com/elson.blog.mosca.na.sopa

No último dia 28, o Prefeito Ricardo Silva inaugurou a iluminação de Natal do Calçadão e centro de Ribeirão Preto, e fez a festa como sempre, sem perder um like sequer, sua melhor especialidade.

O que poucos sabem é que pra deixar o Centro da cidade limpo, limpo como ele mesmo anunciou na cerimônia de inauguração, a higienização começou com a População em ‘Situação de Rua’ numa operação cruel de expulsão de algumas pessoas que viviam nas duas praças, XV e Carlos Gomes, há muito tempo, sem nenhuma resposta de ajuda eficaz em suas mais tristes vulnerabilidades, inclusive a de saúde mental.

Eu mesmo presenciei quando um membro das forças de segurança do município usou sem nenhuma necessidade o gás de pimenta, exalando-o a menos de um metro, diretamente no rosto de uma dessas pessoas.

Na última quinta-feira (27/11), fim de tarde, eu estava me dirigindo ao local, longe ainda, uma quadra de distância, mas mesmo de longe pude ver a ação, e quando cheguei perto da Pessoa em Situação de Rua, pude notar o quanto sofria com a crueldade sem lógica.

A Pessoa em Situação de Rua, uma mulher com mais de 40 anos, com distúrbios de saúde mental, caso que acompanho e peço solução há quase 4 anos, contou-me que foi abordada naquele momento e recebeu a ordem de deixar a praça, e sem que reagisse, recebeu em seu rosto a baforada do spray de pimenta, e mal pode ver a agressora (também mulher) saindo do local, só conseguiu ouvir suas gargalhadas.

Quando cheguei até ela, a agressora já havia entrado em um veículo e se retirado.

Até quando o tratamento que se dá para estas pessoas em nossa cidade será esse, cada vez mais cruel e desumano?

Fica ainda o registro:

Ao longo dos últimos 8 meses tenho recebido muitas denúncias de tratamento higienista com a População em Situação de Rua presente em praças e locais públicos, principalmente no centro. Os agentes da GCM têm agido de forma truculenta, desrespeitando e violando os direitos dessas pessoas, sem nenhuma preocupação se estão sendo observados ou não.

Desrespeitam inclusive, determinação do STF de 2023, que proíbe a remoção dessas pessoas e seus pertences de qualquer local público em todo o país.

E por outro lado, as gestões municipais, inclusive a nossa, não cumprem com o seu dever de casa, tanto na assistência social, como na Saúde, etc.

* Representante técnico em Ribeirão Preto do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR); cofundador e um dos coordenadores do Fórum Pop Rua RP; membro do Comitê Municipal de Tuberculose, e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Postagens relacionadas

Inclusão também pelo esporte

Redação 1

Múltiplas Inteligências

William Teodoro

Provas do ENEM censuradas. Foi Bolsonaro quem disse

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com