O ex-prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, se filia na próxima sexta-feira, dia 27 de junho, ao PSD, de Gilberto Kassab. A cerimônia de filiação acontecerá às 12h, na sede estadual do partido, localizada no edifício Joelma, no bairro Bela Vista.
Nesta segunda-feira, o ex-prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, de 61 anos, se desfiliou em carta, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda na qual construiu uma trajetória de mais de 26 anos. O documento é endereçado ao presidente nacional da legenda, Marconi Perillo. Com a filiação de Nogueira, o PSD em Ribeirão, viverá uma situação, no mínimo, curiosa. Isso porque, a legenda, também abriga Ricardo Silva, prefeito da cidade, que é adversário político de Nogueira. O ex-prefeito será candidato a deputado federal pela legenda.
Na carta, Duarte Nogueira agradece pela oportunidade de ter exercido sete mandatos eletivos – como deputado estadual (três mandatos), federal (três mandatos) e prefeito de sua cidade natal (dois mandatos) –, além de ter ocupado funções como secretário de Estado, líder de governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara dos Deputados, presidente estadual e vice-presidente nacional do partido.
Foi secretário estadual de Logística e Transporte (1° de janeiro de 2015 a 4 de abril de 2016) e de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (de 1° de janeiro de 2003 a 31 de março de 2006) no governo Geraldo Alckmin (então no PSDB, hoje no PSB) e de Habitação na gestão Márcio Covas (de 1° de janeiro de 1995 a maio de 1998). Foi deputado estadual de 1° de fevereiro de 1995 a 1° de fevereiro de 2007 e federal de 1° de fevereiro de 2007 a 1° de janeiro de 2017.
“Levo comigo o aprendizado, os vínculos e a convicção de que seguimos, cada um à sua maneira, buscando um Brasil mais justo, moderno e democrático”, escreveu. Disse ainda que com o desligamento, encerra um ciclo com respeito e gratidão, mantendo-se na vida pública com o mesmo compromisso com a boa política e com o desenvolvimento do país.

