Tribuna Ribeirão
Artigos

O acirramento só vai causar tragédias!

Foto: Arquivo

Só se constrói uma Nação, com uma convivência passífica entre seus cidadãos, respeitando às leis e a sua Constituição. Sem estes fundamentos viveremos eternamente em busca de um salvador, para guiar nossos caminhos. E essa construção da Nação, passa inubitavelmente pela educação; formal e informal. Entretanto, o Brasil, desde a sua concepção, no inicio como colonia, e depois como um Paísindependente,nunca teve uma ruptura, que colocasse o País em outra direção, e por conta disso, os mesmos vicios e modus operandi que faziam parte da corte portuguesa,se proliferaram e criaram raizes em nosso País.  
 
O modelo predatório das Capitanias Hereditárias deu o ponta pé inicial, para que o Brasil fosse dividido em grandes latífundios, com apenas alguns proprietários, e isso criou uma aristocracia rural e urbana, que dominou, e domina a política brasileira até os dias de hoje. E essa aristocracia sempre nutriu uma admiração e uma devoção incondicional pelos colonizadores, e pela vida de opulência que se vivia na corte portuguesa,sonhando em possuir os títulos de nobreza, que os faria seres humanos superiores, e este devaneo criou uma “elite”, que usou a vassalagem como ferramenta para conseguir seus intentos, sem nunhuma preocupação com a construção de uma Nação. 
 
Os séculos transcorreram sem nenhuma ruptura do modelo estabelessido aconteceu pra valer. As “elites” do poder agrário, também dominavam o poder político, e a forma de governar através de golpes de Estado, se estabeleceu e criou em parte da sociedade a crença que só o poder de uma ditadura conseguiria colocar o País nos trilhos. Mas temos que acreditar no senhor do tempo, que sempre desnuda, e muda situações que pareciam eternas.  
 
Pela primeira vez em cento e trinta e seis anos de República – a ruptura aconteceu.Osmilitares das Forças Armadas estão sendo julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal, e isso é histórico, pois os crimes cometidos pela caserna, sempre foram julgados pelos seus pares, e raramente sofriam punições, principalmente se os crimes cometidos eram contra a população civil.Entretanto, o que poderia ser motivo de regozijo por parte da população, pode acirrar ainda a luta ideológica, que se aprofundou a partir de 2018, uma luta que coloca irmãos contra irmãos, amigos contra amigos, pois onde havia dialogo e uma boa convivência, passou a ter conflitos, e a troca de ideias deixou de existir, em seu lugar proliferou a tese de sempre haver um inimigo, e portantanto, como inimigo tem que ser eliminado.  
 
O sonho de uma Nação prospera e harmoniosa vai ficando pelo caminho. A educação básica, principalmente no ensino fundamental, na teoria deveria construir a cidadania, e com isso uma sociedade com valores éticos e humanitários. Noentanto, as escolas públicas, devido as políticas desastrosas e inconsequentes promovidas pelos diversos níveis de governo, e tranformam as escolas em locais insalubres e de dificil convivência. Professores, diretores, funcionários e alunos, estão adoecendo, com problemas psicológicos e psiquiátricos, e ao invés de procurar uma solução, os governantes aprofundam as punições. 
 
Há tempos a população houve das autoridades políticas, que a solução para a qualidade da educação básica serim as escolas de tempo integral, onde os alunos passariam o dia nas escolas, e teriam além das atividades curriculares, também esporte, artes, música, teatro e todas as atividades culturais para a formação da cidadania, mas o engodo aconteceu.  
 
A Secretaria de Educação do Estado de São paulo, criouo as escolas PEIs (Programa de Ensio Integral), que prometia uma educação de qualidade para todos. As  promessas não se cumpriram, e viraram pesadelos, as estruturas prometidas não aconteceram. Muitas escolas não tem refeitório, não tem ar condicionado, o laboratóro de ciência estão sem os equipamentos, e são transformados em salas de aulas comuns, os professores perderam suas autonomias, e são obrigados a seguir as apostilas, e as plataformas digitais, que não contribuem para o aprendizado dos educandos – até matéria do MBL e do Brasil paralelo já apareceram nestas plataformas; um absurdo! 
 
Vivemos um momento delicado, e vai ser preciso muita luta e perseverança para que o sonho de Nação se realize! 

Postagens relacionadas

Coronavírus – Parte V

Redação 1

Coleta da solidariedade!

William Teodoro

O congresso reprovado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com