Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

O mapa do crime em Ribeirão Preto

Adalberto Luque

Mudou o governo, mas a criminalidade segue preo­cupando em Ribeirão Preto. Analisando os números di­vulgados em cada um dos oito distritos policiais, é possível verificar os problemas de cada região da cidade e onde o tra­balho das Polícias Militar e Civil deu resultado expressivo. Mas ainda é um número pre­ocupante. Sobretudo nos casos de crimes contra o patrimônio, os roubos e furtos em geral, roubos e furtos de veículos e roubos de carga.

A cidade teve, nos primei­ros dois meses de 2023, 25 casos de furto a cada dia. Fo­ram 1.532 no total. Se esses registros só perdem para os primeiros dois meses de 2020, imediatamente antes do início das restrições impostas pela pandemia, com menos pesso­as circulando pelas ruas, ain­da assim a situação preocupa. Foram mais de três furtos de veículos por dia. A cada dia de janeiro e fevereiro de 2023, um motorista foi vítima de roubo de veículo. Números que ainda tiram o sono da população.

Se a análise for por região, é possível saber o tipo de crime e a preferência dos crimino­sos por área da cidade. Apesar de estar com os oito Distritos Policiais (DPs) agrupados em um único prédio – a Central de Polícia Judiciária Integrada (CPJI), na avenida Indepen­dência, Jardim Sumaré, Zona Sul da cidade -, os casos são distribuídos de acordo com a área territorial de cada DP. O Tribuna Ribeirão fez um raio-x do crime na cidade.

Pelo menos quatro carros ou motos foram furtados ou roubados em Ribeirão Preto a cada dia de 2023 – Foto: Alfredo Risk

1º DP
Atendendo à região central, os furtos são o grande proble­ma enfrentado por moradores e pessoas que trabalham ou circulam na região do 1º DP. Os casos cresceram em relação aos anos de 2021 e 2022. Fo­ram 180 ocorrências de furtos em geral, entre janeiro e feve­reiro. De um mês para o outro, o crescimento foi de 19,5%. Entre os furtos em geral, des­taque para roubos de fios elé­tricos e aparelhos celulares.

O número de roubos se manteve quase estável em 2023, se comparado aos primeiros dois meses dos anos de 2021 e 2022. O furto de veículos teve queda na área central. Em 2022 foram 26 carros roubados nos primeiros 59 dias do ano. Neste ano foram 18. Queda de 30%. Nenhum veículo foi roubado no Centro da cidade em 2023.

2º DP
Liderando as estatísticas de crimes contra o patrimônio em 2021 e 2022, os Campos Elíseos e região ainda apresentam mui­tos casos de furto e roubo em geral e furto e roubo de veícu­los. Os roubos em geral respon­dem pelo maior número regis­trado num início de ano desde 2020. Foram 78 ocorrências, contra 71 em 2022.

Os furtos em geral também dispararam nos primeiros 59 dias do ano. Foram 294 ocor­rências, contra 224 em 2022. Um aumento de 31,25%. Ape­sar de ter registrado 40 furtos de veículo, a região dos Campos Elíseos teve queda em relação aos anos anteriores. O mesmo ocorreu em relação aos rou­bos, quando 12 veículos foram levados sob ameaça a seus pro­prietários. Ainda assim, numa mesma rua, a Antônio Milena, dois roubos de moto foram re­gistrados em fevereiro e encor­pam as estatísticas. Duas motos foram levadas na mesma rua, com menos de 100 metros para cada caso, que ocorreram num intervalo inferior a 24 horas.

Câmeras de segurança não impedem a ação dos criminosos

3º DP
Os bairros da região da Vila Tibério continuam sofrendo com furtos e roubos. Foram seis casos de furto ou roubo nas ruas da região a cada dia de janeiro e fevereiro deste ano. Se os roubos apresentam uma certa estabilidade – quando, na verdade, o desejado pelos mo­radores era redução -, os furtos cresceram, de 2021 para 2023, mais de 35%.

A região da Vila Tibério teve 263 ocorrências de furtos em geral, apenas no primeiro bimestre deste ano, enquanto em 2022 foram 231. Já os casos de furtos e roubos de veículos apresentaram redução em rela­ção aos anos anteriores. Foram 25 veículos furtados e sete rou­bados em 2023, contra 33 e 16, respectivamente, em 2022. Os roubos apresentaram queda su­perior a 50% nos casos.

4º DP
Antes localizado no Jardim América e atendendo bairros da Zona Sul, na área do 4º DP boa parte dos moradores é das classes A e B. O poder aquisiti­vo é um dos maiores da cida­de, dividindo a posição com a região de Bonfim Paulista, do 7º DP.

Os furtos cresceram muito nessa região. Desde 2021, fo­ram 68,4% a mais de ocorrên­cias de furto em geral, boa parte são celulares, mas também há muitos fios elétricos, correntes e adornos. Em contrapartida, o número de veículos furtados na área teve queda. Se em 2022 houve 100 carros ou motos fur­tados na área do 3º DP, em 2023 o número chegou a 48, ou seja, uma redução de 52%.

Os casos de roubo foram ainda mais surpreendentes. Em 2022 foram 11 veículos rou­bados e, em 2023, apenas três. Uma redução de 72%.

Celulares estão entre os objetos mais furtados ou roubados na cidade
Ladrões não perdoam nem ponto de ônibus

5º DP
A região do Alto do Ipiran­ga e bairros vizinhos está longe de ser uma ilha de tranquilida­de. Roubos em geral aumenta­ram 113,5%, em comparação com 2022, saltando de 44 casos para 94 neste ano. Furtos em geral também apresentam cres­cimento de 15%. Os furtos de veículos tiveram um leve cres­cimento em comparação ao ano anterior. O mesmo ocorreu com o roubo de veículos.

6º DP
Os casos de furtos em ge­ral, na região da Vila Virgínia, aumentaram 36%, saltando de 119 casos em 2022 para 162 no primeiro bimestre deste ano. Para compensar, os roubos em geral caíram 25%. Os roubos de veículo, por sua vez, tiveram queda de 40% e os furtos de veí­culos uma pequena alta, saltan­do de 11 para 13 em 2023.

7º DP
Uma das regiões que mais crescem na cidade, Bonfim Paulista, tem muitos condo­mínios de casas, chamados de horizontais. Grande parte abri­gando moradores das classes A e B. O distrito tem índices mui­to baixos em relação ao restante da cidade. Mas que, ano após ano, vêm aumentando.

Apesar de ver os casos de roubo em geral na região baixa­rem de 17 para apenas um neste ano, os furtos e roubos de veí­culos tiveram um crescimento. Um indicativo de alerta para quem mora na região.

8º DP
A região do Jardim Pau­listano e Jardim Paulista foi a mais estável de acordo com as estatísticas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Teve queda nos roubos e furtos em geral e de furto de veículos, além de estabilidade nos casos de roubo de veículos. O que preocupa, no entanto, é o comparativo entre janeiro e fevereiro de 2023. Os roubos cresceram 122%, saltando de nove em janeiro para 20 em fe­vereiro. Os furtos também cres­ceram quase 24%.

Cada região com suas par­ticularidades. O que preocupa a população é o todo. A cidade tem muitas ocorrências por dia. Em diferentes bairros. Isso difi­culta o combate. Por isso nunca é demais lembrar que é preciso estar sempre atento e, caso ocor­ra algo, registrar a ocorrência.

Gritti observa aumento na apreensão de drogas, armas e prisões em flagrantes, o que demonstra que o traba­lho de prevenção ou repres­são vem sendo realizado

É preciso rever legislação penal branda
Segundo o especialista em segurança pública e coronel aposentado da Polícia Militar, Marco Aurélio Gritti, os criminosos que praticam furtos e roubos levam em consideração alguns fato­res: oportunidade; vias de fuga rápida; condição socio­econômica da região; área com circulação de pessoas – próximas a comércios, hospitais e faculdades -; tipos de veículos que circu­lam na região e zeladoria do local (iluminação deficiente ou mato alto).

“Os furtos/roubos de veículos (motos têm sido o principal alvo) refletem o cenário atual do mercado automotor, ou seja, o setor aquecido de veículos usa­dos (principalmente motos, por conta dos aplicativos de entrega) requer peças de reposição e isso pode alimentar a receptação.”

Gritti acredita na nova composição da SSP, mas também sabe que o projeto terá uma árdua tarefa pela frente. “A legislação penal para furto/roubo é branda para com o criminoso/ adolescente infrator, o que estimula sobretudo a reinci­dência. Atualmente, o maior gargalo (furto/roubo) se encontra no ‘retrabalho’, ou seja, perto de 70% desses delitos são cometidos por criminosos com extensa ficha criminal”, acrescenta.

O especialista em segu­rança pública avalia que é preciso revisar a legislação penal para minimizar a sensação de impunidade e reincidência, além de uma forte atuação nos setores de assistência social e saúde, sobretudo em relação ao uso de drogas e investimento em zeladoria municipal urbana.

“Ressalto que os indicadores de produtividade (apreensão de drogas, armas e prisões em flagrante) aumentam a cada ano, o que implica concluir que o trabalho pre­ventivo/repressivo imediato (e de inteligência) vem sendo amplamente realizado forte­mente em áreas relaciona­das aos crimes patrimoniais: tráfico de drogas e recepta­ção”, conclui.

Forças de segurança trabalham de forma integrada
Segundo a Secretaria de Segu­rança Pública (SSP), as forças de segurança trabalham de for­ma integrada em toda a região de Ribeirão Preto para combater os crimes contra o patrimônio, incluindo os roubos. Em nota, a secretaria informou que, neste bimestre, 439 pessoas foram presas em Ribeirão Preto, o que representa um aumento de 19% em relação aos dois primeiros meses do ano anterior.

“Além disso, 22 armas de fogo foram apreendidas e 145 veícu­los foram recuperados. As ações investigativas da Polícia Civil fo­ram intensificadas, com foco em combater a receptação, principal destino dos objetos roubados e furtados. Todos os casos regis­trados são investigados visando a identificação e prisão dos envolvidos”, acrescenta a nota.

A SSP também destaca as ope­rações implementadas. “Desde o começo do ano, o policiamento na cidade foi reforçado pela Operação Impacto, com o obje­tivo de ampliar a ação ostensiva, potencializar a segurança e reduzir os indicadores crimi­nais, com reforço operacional do uso de inteligência policial e geoprocessamento de dados. Ao todo, são mais de 17 mil homens e mulheres reforçando o policiamento.”

Postagens relacionadas

Ribeirão terá Galeria ao Ar Livre

William Teodoro

TJSP mantém condenação de homem que matou irmão na região

Luque

Mulher sofre tentativa de estupro na região

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com