Prof.ª Dr.ª Maria Helena da Nóbrega *
[email protected]
O Dicionário Aurélio serviu gerações. Em 2025, ao completar 50 anos, ele ganhou versão digital e reforçou o privilégio de ter sido o primeiro a apresentar as palavras da língua portuguesa falada no Brasil, incluindo regionalismos.
Ainda no âmbito dos dicionários gerais, cujo maior mérito é registrar o significado das palavras e expressões, em 2009 tivemos a edição do Houaiss na versão impressa e em CD-ROM. Acatando as normas do Acordo Ortográfico de 1990, o Houaiss oferece um número maior de verbetes e acepções, com ênfase na etimologia (a origem da palavra).
A consulta dessas obras de referências pode ser feita on-line e mostra a classificação morfológica (substantivo, adjetivo etc.), o significado, a etimologia, sinônimos, antônimos, dúvidas de pronúncia (gratuito \túi\) e exemplos de uso reais, porque cada palavra é isto ou aquilo dependendo do contexto. Exs.: Ela abriu a porta gentilmente; Ele é uma porta.
Há também dicionários específicos de sinônimos e antônimos. Aurélio e Houaiss exibem sinônimos e antônimos, mas obras específicas são mais abrangentes. Nelas não há a definição do termo, mas sim um rol de palavras que possuem significados próximos e que ajudam a evitar a repetição malsoante, e indicam palavras de sentido oposto.
Para sofisticar a busca, há o dicionário analógico, que trabalha com ideias afins. Você não sabe que palavra usar, ou seja, você tem uma ideia do que quer expressar, mas não tem a palavra. O dicionário analógico mostra uma nuvem de palavras para contextos concretos ou abstratos, objetivos ou subjetivos, dependendo do que você tem em mente. É uma busca mais complexa, verticalizada, que resulta em escolhas requintadas e precisas.
Vamos a um exemplo prático, a partir de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade: Recalcitrante. O autor narra uma discussão em um ônibus, quando o cobrador pede para o passageiro mudar o comportamento e ele se recusa. O conflito escala para a luta física quando o cobrador diz que o passageiro é um recalcitrante e ele se sente ofendido.
Para evitar briga, o melhor a fazer nesses casos de desconhecimento de significado é consultar o dicionário geral: recalcitrante é um adjetivo, “que possui capacidade de recalcitrar (resistir ou teimar); que resiste com teimosia; teimoso; obstinado”.
Na definição aparecem dois adjetivos (teimoso; obstinado), mas é possível ampliara variedade em um dicionário de sinônimos: “resistente, renitente, relutante, inconformado, inconforme, insubmisso, desobediente, insistente, persistente, perseverante, pertinaz, determinado, firme, incansável, turra, turrão, cabeçudo, birrento”. A questão agora é escolher o que mais se afina com o contexto em questão.
Finalmente, há o caso em que você quer expressar vontade individual, alguém que segue seus próprios desejos. O dicionário analógico vai levar a vários verbetes, no caso a “má vontade”: “obstinado, hesitante, infenso, suspicaz, inimigo, indócil, desobediente, recusador”. Perceba que não são sinônimos, mas termos que pertencem ao mesmo campo semântico. Há também os substantivos relativos a esse campo (“renitência, relutância”), os verbos (“discordar, refutar, regatear, recusar”), os advérbios (“sob pretexto, de má vontade, avessamente”) etc. O ganho de vocabulário é imenso!
Portanto, a consulta neste ou naquele dicionário depende do que se busca.
E a mãe? A mãe dos inteligentes é a humildade, que cria a consciência do que não se sabe, o desejo de aprender e a consulta ao dicionário.
dicio.com.br
sinonimos.com.br
antonimos.com.br
aulete.com.br/analógico
https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/06/cronica-o-recalcitrante-carlos-drummond.html
* Professora aposentada da Universidade de São Paulo, na área de ensino de português para estrangeiros

