Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

O voo solo de Daniel Gobbi   

Ex-vice-prefeito foi eleito vereador pelo PP com 3.026 votos (Alfredo Risk)

Depois de ocupar o cargo de vice-prefeito de Duarte Nogueira, entre 2021 e 2024, Daniel Gobbi (PP) se elegeu vereador nas eleições municipais do ano passado. Recebeu 3.026 votos, o que considera uma grande conquista, já que segundo o novo parlamentar, em sua campanha teve que responder nas ruas, muitos questionamentos da população sobre o governo que integrava.  

“Na condição de vice-prefeito, enfrentei um cenário adverso, marcado pelo desgaste da gestão anterior, que enfrentava críticas relacionadas à desorganização das obras públicas, aos impactos negativos dos corredores de ônibus, entre outros problemas”. 

Em entrevista ao Tribuna Ribeirão, Daniel Gobbi falou sobre sua experiência no Executivo, os desafios que enfrentou na eleição para vereador e as ações e projetos que está realizando e pretende desenvolver na Câmara Municipal.  

Uma delas, a criação da comissão Especial de Estudos (CEE) para fiscalizar a execução do contrato entre o Município e o Consórcio Conecta Ribeirão, para a modernização da iluminação pública na cidade. Um contrato que segundo o vereador, infelizmente não está sendo benéfico para a cidade. 

 

Tribuna Ribeirão – O senhor recebeu 3.026 votos nas eleições municipais do ano passado. Como avalia sua votação e a sua eleição? 

Daniel Gobbi – Receber 3.026 votos foi uma grande conquista, sobretudo considerando que, inicialmente, nosso projeto era disputar o cargo majoritário de prefeito. A eleição para vereador é extremamente pulverizada e desafiadora. Na condição de vice-prefeito, enfrentei um cenário adverso, marcado pelo desgaste da gestão anterior, que enfrentava críticas relacionadas à desorganização das obras públicas, aos impactos negativos dos corredores de ônibus, ao enfraquecimento do comércio em regiões estratégicas como o Centro, a avenida Nove de Julho e a Dom Pedro I, além da polêmica sobre a construção do Centro Administrativo. 

Apesar de ter assumido publicamente posições contrárias a diversas decisões daquela gestão, percebi nas ruas uma resistência inicial ao diálogo. Mas com muita dedicação, amor por Ribeirão e respeito pelas pessoas, fui às ruas todos os dias conversar, escutar e apresentar propostas. Sempre acreditei que a política precisa ser instrumento de transformação social. Ribeirão é uma cidade rica, mas ainda marcada por desigualdades. Por isso, defendo um desenvolvimento econômico sustentável, com a atração de novas indústrias e oportunidades que gerem empregos, aumentem a renda e promovam mais justiça social. 

 

Tribuna Ribeirão – Em que áreas o senhor pretende centrar seu mandato parlamentar? 

Daniel Gobbi – Tenho como prioridade o desenvolvimento econômico. Ribeirão Preto é estrategicamente localizada e conta com excelente infraestrutura rodoviária, mas infelizmente, nos últimos anos, não ofereceu um ambiente favorável ao empreendedorismo. Perdemos oportunidades importantes de atrair grandes indústrias, empresas logísticas e do setor cervejeiro, por exemplo. O nosso distrito industrial não é atrativo: faltam áreas viáveis, zoneamento adequado e agilidade nos processos. 

Recentemente, propus ao prefeito a realocação dos recursos que seriam usados na construção do Centro Administrativo para a implantação de um novo distrito industrial. Isso traria mais arrecadação em ISS, ICMS e IPTU, fortalecendo as finanças públicas e permitindo mais investimentos em saúde, educação e segurança. 

Também tenho me dedicado à consolidação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Em março, celebramos o anúncio da instalação do escritório regional pela Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado em nossa cidade, o que representa um avanço histórico. Na Câmara, presido a Comissão de Assuntos Metropolitanos e estou comprometido com o fortalecimento da nossa região em áreas como transporte, saúde e habitação. 

Além disso, trago como bandeira a causa das crianças autistas e suas famílias. Fui profundamente tocado pelo apelo de mães atípicas que pediam mais apoio do poder público. Essa mobilização resultou na conquista da Casa do Autista, que será construída por indicação minha, e na sanção da lei que propus, instituindo o programa de inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas redes de ensino. O prefeito Ricardo Silva tem sido muito sensível à causa.  

 

Tribuna Ribeirão – Em sua opinião quais são os dois principais problemas da cidade? 

Daniel Gobbi – Sem dúvida, a saúde pública é um dos nossos maiores desafios. Recentemente, enfrentamos superlotação nas UTIs, agravada por casos de síndrome respiratória aguda grave, o que pressionou ainda mais o atendimento nas UPAs e causou longas filas de espera para a população. 

Outro problema urgente é o aumento da população em situação de rua. É preciso enfrentar essa realidade com políticas públicas humanizadas, que ofereçam acolhimento, tratamento e dignidade. Experiências passadas já mostraram que ações puramente repressivas apenas transferem o problema de um ponto para outro, sem resolvê-lo. Ambos os desafios estão, de certa forma, ligados ao desenvolvimento econômico. A geração de emprego e renda é fundamental para reduzir vulnerabilidades sociais. 

 

Tribuna Ribeirão – Quais suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva? 

Daniel Gobbi – Minhas expectativas são positivas. Acredito que todo gestor deve ser incentivado a fazer um bom trabalho, porque o sucesso de um governo significa melhoria na vida das pessoas. A reforma administrativa pode dar novo fôlego à gestão, otimizando áreas fundamentais para a cidade. 

Tenho um relacionamento respeitoso com o prefeito Ricardo Silva. No entanto, fui eleito para fiscalizar, e faço isso com independência e responsabilidade. Apoiarei tudo o que for benéfico para Ribeirão Preto, mantendo minha postura ética e coerente. Também recebi com entusiasmo a filiação do Rafael Silva Júnior ao Progressistas — uma liderança importante, que fortalece nosso partido em Ribeirão e região, irmão do Ricardo e filho de um dos deputados mais respeitados do Estado, que é o Rafael Silva.  

 

Tribuna Ribeirão – o senhor foi vice-prefeito de Ribeirão Preto entre 2021 e 2024 – no governo do prefeito Nogueira. Como vice-prefeito o senhor tinha poder de decisão nos rumos e escolhas do governo? 

Daniel Gobbi – O cargo de vice-prefeito, na prática, foi bastante limitado. Sempre deixei claro que era um cargo de expectativa. A gestão anterior foi marcada por centralização, ausência de diálogo e decisões autoritárias. Em quatro anos, ocupei a cadeira de prefeito por apenas uma semana — e aproveitei esse curto período para promover o que faltava: escuta ativa e diálogo com entidades representativas do comércio, da indústria e da prestação de serviços. 

Após isso, nunca mais tive espaço decisório. Ainda assim, transformei meu gabinete num ponto de apoio à população. Atuei diretamente na ponta, ouvindo demandas e buscando soluções. Fiz do cargo uma ponte entre as pessoas e o poder público. 

 

Tribuna Ribeirão – Como secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano quais foram os projetos que o senhor implementou e que considera fundamentais para a cidade? 

Daniel Gobbi – A principal conquista foi a modernização e aprovação da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. A legislação anterior estava ultrapassada e engessava o desenvolvimento urbano. Com a nova lei, Ribeirão passou a contar com diretrizes mais modernas e sustentáveis, respeitando o meio ambiente e ampliando o potencial econômico da cidade. 

Contribuí também na área habitacional. Trouxemos programas como o Viver Melhor, que reformou moradias precárias de forma gratuita, garantindo mais dignidade às famílias. Iniciamos ainda uma parceria com a ONG Gerando Falcões, que irá transformar a Favela da Paz, promovendo inclusão social e oportunidades. 

Outro avanço importante foi a desburocratização da secretaria, o que atraiu novos empreendimentos e auxiliou na construção de habitação de interesse social, com contrapartidas urbanísticas para equipamentos públicos como escolas, UBSs, praças e avenidas. 

 

Tribuna Ribeirão – Na Câmara o senhor criou e preside uma Comissão Especial de Estudos (CEE) que analisa o contrato da prefeitura com o Consórcio Conecta Ribeirão para a modernização da iluminação pública da cidade.  Em sua avaliação, este contrato tem sido benéfico para a cidade? 

Daniel Gobbi – Infelizmente, não. A cidade está às escuras — tanto nas periferias quanto em áreas centrais. Os pagamentos à Conecta são altos, mas o serviço entregue está aquém do que foi contratado. Basta observar sua rua ou praça: a iluminação é de LED? Está funcionando? O pedido de reparo foi atendido no prazo? Essas perguntas, feitas à população, refletem melhor do que qualquer relatório técnico a realidade do problema. 

 

Tribuna Ribeirão – Caso a Comissão conclua que o contrato foi prejudicial para a cidade, o que será feito? 

Daniel Gobbi – Caso a Comissão Especial de Estudos confirme que houve prejuízo à cidade, vamos encaminhar o relatório ao Ministério Público. Não podemos ser coniventes com contratos que oneram o município e não entregam serviço de qualidade à população. 

 

Tribuna Ribeirão – O senhor preside a Comissão Permanentes de Assuntos Metropolitanos da Câmara. De quem maneira, a Comissão pode contribuir para que a Região Metropolitana de Ribeirão Preto efetivamente seja um instrumento de integração e desenvolvimento regional? 

Daniel Gobbi – A Comissão tem um papel estratégico na articulação de políticas regionais. A Região Metropolitana de Ribeirão Preto precisa ser pensada de forma integrada, e contribuímos para isso com participação ativa na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. A instalação do escritório regional pela Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano na cidade é um marco importante, que fortalece nosso protagonismo. 

 

Tribuna Ribeirão – Seu Partido, o Progressistas formou uma Federação com o União Brasil de olho nas eleições do ano que vem. Como avalia essa união e o senhor tem intenção de ser candidato a deputado? 

Daniel Gobbi – A federação entre o Progressistas e o União Brasil representa uma união estratégica, com grande representatividade no cenário nacional. Coloco meu nome à disposição para presidir a federação em Ribeirão Preto, sempre com foco na construção de uma agenda política comprometida com os valores sociais, morais e o fortalecimento da nossa população. 

Quanto ao futuro, sigo focado no meu mandato como vereador. A política, muitas vezes, exige que estejamos prontos quando somos convocados. Não fujo dos desafios, mas meu compromisso sempre será com Ribeirão Preto, com ética, seriedade e trabalho. 

 

Tribuna Ribeirão – O que o seu eleitor e a população podem esperar do vereador Daniel Gobbi neste mandato? 

Daniel Gobbi – Transparência, independência e compromisso com a população. Acredito profundamente que a política é a via mais rápida para transformar a realidade social. Quero ser parte ativa dessa transformação: fiscalizando, legislando e ouvindo a população. 

Ribeirão Preto é uma cidade dinâmica, e a gestão pública precisa acompanhar esse ritmo. Não existe fórmula pronta — é necessário escutar, estar nas ruas, dialogar com a população. Continuarei sendo um vereador presente, íntegro, capacitado e motivado a trabalhar todos os dias pelo desenvolvimento humano, econômico e pela justiça social. 

Postagens relacionadas

Idosa é atropelada por carro no Planalto Verde; confira o vídeo

William Teodoro

Médico diz que foi um sucesso novo procedimento de Lula nesta manhã

Redacao 5

Homem morre após se engasgar com carne

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com