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Óbitos no trânsito caem em junho

Trânsito de Ribeirão Preto começou 2025 com 51 mortes, mesma quantidade do primeiro semestre do ano passado, mas óbitos recuaram em junho (Max Gallão Mesquita)

Balanço divulgado pelo novo painel do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP) indica que o trânsito de Ribeirão Preto começou 2025 com 51 mortes, mesma quantidade do primeiro semestre do ano passado. Foram sete em junho, cinco a menos que as doze maio, queda de 41,67% além de  quatro em abril, dez em março, onze em fevereiro e sete em janeiro.

Ficou 46,15% abaixo das 13 mortes de junho de 2024, seis a menos. Encerrou o ano passado com uma morte a cada 80 horas. Foram 109 em doze meses, 26 a mais que os 83 óbitos de 2023, aumento de 31,33%. A cidade também bateu o recorde histórico de 2022, quando 101 pessoas morreram nas vias do município. São oito a mais, aumento de 7,92%

Após registrar seis óbitos em janeiro, oito em fevereiro, seis em março, sete em abril, onze em maio, 13 em junho – o mais mortal do ano –, onze em julho, dez em agosto, nove em setembro, dez em outubro e oito em novembro, a cidade contabilizou mais dez vítimas fatais em dezembro de 2024, duas a mais e alta de 25% em relação ao mês anterior.

No primeiro semestre deste ano, passou do quarto para o quinto lugar no ranking estadual dos últimos doze meses, com 109 óbitos (foram 115 mortes até maio) e taxa de 15,46 óbitos por 100 mil habitantes, abaixo aos 16,31 do mês anterior. Jundiaí lidera (taxa de 18,97), seguida por Sorocaba (17,18), Piracicaba (16,86) e São Vicente (15,52).

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito considera uma população de 704.874 pessoas em Ribeirão Preto. O balanço anual mostra queda no total de óbitos registrados em 2023, em comparação com 2022. Foram 83 mortes nas ruas, avenidas, alamedas, viadutos e rodovias que cortam o município em 2023, ante 101 do mesmo período do ano anterior – pela primeira vez um placar centenário –, 18 a menos e queda de 17,82%.

Perfil – No primeiro semestre de 2025, 28 vítimas estavam de motocicleta (55% do total), nove de bicicleta (17%), sete eram pedestres (14%) e sete estavam de carro (14%). São 38 homens (75%) e 13 mulheres (25%). No ano passado, 61 vítimas estavam de motocicleta (56% do total), 74,29% acima dos 35 de 2023 (33,75% das mortes), 26 a mais.

Em 2024, outras 25 eram pedestres (23%), três não têm identificação (3%), doze estavam de carro (11%), seis de bicicleta (6%), uma em caminhão e uma em ônibus (1%). São 89 homens (82%) e 20 mulheres (18%), segundo o painel do Infosiga-SP

Neste ano, 13 mortes ocorreram em rodovias dentro do perímetro urbano (25,5%), 35 em vias municipais (68,6%) e três não tiveram o local identificado (5,9%). Trinta e duas mortes ocorreram em rodovias dentro do perímetro urbano (29,47%) em 2024. Outras 62 foram registradas em vias municipais (56,94%) e 15 ainda não têm identificação de local (13,8%), segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Em 2023, além das 35 vítimas de motocicleta, outras 18 estavam de carro (21,69%), quatro de caminhão (4,82%), 17 eram pedestres (20,48%), quatro eram ciclistas (4,82%) e cinco não foram identificadas (6,02%), de acordo com o painel.

Sessenta e nove vítimas eram homens (83%) e 14 eram mulheres (17%). Vinte e três mortes ocorreram em acidentes nas rodovias dentro do perímetro urbano (27,71%). Outras 52 foram registradas em vias municipais (62,65%) e oito ainda não têm identificação de local (9,64%).

Mortes em 2022 –
O número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito no ano passado, em Ribeirão Preto, é 21,68% superior ao total de 2021. A cidade registrou 101 óbitos, contra 83 de 2021. São 18 casos a mais. O município superou a barreira de 100 vítimas fatais em 365 dias pela primeira vez.

Isso nunca havia acontecido desde o lançamento da plataforma, entre 2015 e 2016. Ate então, o pico havia sido registrado em 2017, com 88 mortes, e o menor índice em 2019, de 71 óbitos. A malha viária é composta por mais de 1,5 mil quilômetros de vias municipais e também de rodovias concedidas pelo Estado.


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