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Óbitos no trânsito sobem em 2025 em RP

Trânsito de Ribeirão Preto começou 2025 com 44 mortes, seis a mais que as 38 dos primeiros cinco meses do ano passado, alta de 156,79%; doze ocorreram em maio (Alfredo Risk) .

Balanço divulgado pelo novo painel do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP) indica que o trânsito de Ribeirão Preto começou 2025 com 44 mortes, seis a mais que as 38 dos primeiros cinco meses do ano passado, alta de 15,79%. Foram doze em maio, o triplo das quatro registradas em abril, oito a mais e aumento de 200%. Em janeiro, sete pessoas morreram, contra onze em fevereiro e dez de março.

Está 9,09% acima das onze mortes de maio de 2024, ima a mais. Encerrou o ano passado com uma morte a cada 80 horas. Foram 109 em doze meses, 26 a mais que os 83 óbitos de 2023, aumento de 31,33%. A cidade também bateu o recorde histórico de 2022, quando 101 pessoas morreram nas vias do município. São oito a mais, aumento de 7,92%

Após registrar seis óbitos em janeiro, oito em fevereiro, seis em março, sete em abril, onze em maio, 13 em junho – o mais mortal do ano –, onze em julho, dez em agosto, nove em setembro, dez em outubro e oito em novembro, a cidade contabilizou mais dez vítimas fatais em dezembro de 2024, duas a mais e alta de 25% em relação ao mês anterior.

No quinto mês deste ano, manteve o quarto lugar no ranking estadual dos últimos doze meses, com 115 óbitos (também eram 115 mortes até abril) e taxa de 16,31 óbitos por 100 mil habitantes, igual ao mês anterior. Jundiaí lidera (taxa de 18,97), seguida por Sorocaba (18,00) e Piracicaba (16,39).

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito considera uma população de 704.874 pessoas em Ribeirão Preto. O balanço anual mostra queda no total de óbitos registrados em 2023, em comparação com 2022. Foram 83 mortes nas ruas, avenidas, alamedas, viadutos e rodovias que cortam o município em 2023, ante 101 do mesmo período do ano anterior – pela primeira vez um placar centenário –, 18 a menos e queda de 17,82%.

Perfil – Nos primeiros cinco meses de 2025, 24 vítimas estavam de motocicleta (54% do total), sete de bicicleta (16), sete eram pedestres (16%) e seis estavam de carro (14%). São 33 homens (75%) e onze mulheres (25%). No ano passado, 61 vítimas estavam de motocicleta (56% do total), 74,29% acima dos 35 de 2023 (33,75% das mortes), 26 a mais.

Em 2024, outras 25 eram pedestres (23%), três não têm identificação (3%), doze estavam de carro (11%), seis de bicicleta (6%), uma em caminhão e uma em ônibus (1%). São 89 homens (82%) e 20 mulheres (18%), segundo o painel do Infosiga-SP

Neste ano, 13 mortes ocorreram em rodovias dentro do perímetro urbano (29,6%), vinte e oito em vias municipais (63,6%) e três não tiveram o local identificado (6,8%). Trinta e duas mortes ocorreram em rodovias dentro do perímetro urbano (29,47%) em 2024. Outras 62 foram registradas em vias municipais (56,94%) e 15 ainda não têm identificação de local (13,8%), segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Em 2023, além das 35 vítimas de motocicleta, outras 18 estavam de carro (21,69%), quatro de caminhão (4,82%), 17 eram pedestres (20,48%), quatro eram ciclistas (4,82%) e cinco não foram identificadas (6,02%), de acordo com o painel.

Sessenta e nove vítimas eram homens (83%) e 14 eram mulheres (17%). Vinte e três mortes ocorreram em acidentes nas rodovias dentro do perímetro urbano (27,71%). Outras 52 foram registradas em vias municipais (62,65%) e oito ainda não têm identificação de local (9,64%).

Mortes em 2022 –
O número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito no ano passado, em Ribeirão Preto, é 21,68% superior ao total de 2021. A cidade registrou 101 óbitos, contra 83 de 2021. São 18 casos a mais. O município superou a barreira de 100 vítimas fatais em 365 dias pela primeira vez.

Isso nunca havia acontecido desde o lançamento da plataforma, entre 2015 e 2016. Ate então, o pico havia sido registrado em 2017, com 88 mortes, e o menor índice em 2019, de 71 óbitos. A malha viária é composta por mais de 1,5 mil quilômetros de vias municipais e também de rodovias concedidas pelo Estado.

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