Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Observatório do Livro é finalista do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024

Em dezembro do ano passado, o Observatório recebeu o Prêmio de Melhor ONG de Cultura do País (Divulgação)

A entrega do prêmio ocorrerá nesta terça-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes. Em dezembro do ano passado, o Observatório recebeu o Prêmio de Melhor ONG de Cultura do País. O anúncio foi feito pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, cuja premiação reconhece as principais iniciativas culturais de 2023.

Ao todo são 13 categorias contempladas e o Observatório concorre no grupo de “Incentivo à Leitura”. Os vencedores receberão um troféu e uma premiação de R$ 35,5 mil, exceto na categoria “Instituição Cultural”, que não conta com prêmio em dinheiro.

Completando 25 anos de existência, o Observatório do Livro tem cumprido, através de seus vários projetos e programas, o objetivo de desenvolver ações para estimular a leitura e ampliar noções de cidadania entre os recortes da população, de crianças e adolescentes periféricos a pessoas idosas e privadas de liberdade. Mais do que isso, a instituição, que se notabilizou pelos diversos prêmios recebidos, busca oferecer aos seus beneficiários ferramentas que ampliem a sua concepção pessoal e coletiva de mundo.

O Observatório inovou, por exemplo, ao oferecer clubes de leitura virtuais durante a pandemia Coronavírus para a população acima de 60 anos. Isso contribuiu para aumentar ainda mais o impacto de inclusão digital nessa faixa etária do projeto original, que já era inovador, ao prever a leitura de eBooks em tablets a partir de uma biblioteca virtual com 30.000 títulos.

Para Galeno Amorim, presidente da instituição e ex-presidente da Biblioteca Nacional, o fato de ser finalista do prêmio consagra a democratização do acesso à leitura como um caminho imprescindível para promover e transformar as pessoas. “E também é o reconhecimento ao esforço coletivo das nossas equipes e nossos parceiros e apoiadores que ajudam a manter a maior rede de clubes de leitura do mundo”, completa Galeno.

Postagens relacionadas

Quatro são presos por tráfico de drogas em rodovia da região

William Teodoro

Ricardo Silva vai para Israel nesta quinta

Redação 2

Ninguém acertou as dezenas da Mega e prêmio acumula em R$ 38 milhões

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com