Tribuna Ribeirão
CulturaGente

Observatório do Livro é finalista do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025

Galeno Amorim, presidente da instituição, recebeu a indicação na categoria Incentivo à Leitura como idealizador do projeto Clube de Leitura 2.0, voltado para adolescentes. A entrega do prêmio aconteceu nesta terça-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes (Divulgação)

O anúncio foi feito pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, cuja premiação reconhece as principais iniciativas culturais de 2024. Ao todo são 13 categorias contempladas e o Observatório concorre no grupo de “Incentivo à Leitura”. Os vencedores receberam um troféu e uma premiação de R$ 35,5 mil, exceto na categoria “Instituição Cultural”, que não conta com prêmio em dinheiro.

O projeto Clube de Leitura 2.0 já implantou, desde 2022, 81 clubes de leitura, em 17 cidades do Estado de São Paulo, beneficiando 1.882 adolescentes, e ultrapassou a marca de 13.369 livros lidos inteiros ou em partes. Em encontros semanais facilitados por mediadores de leitura, os jovens descobrem o prazer de ler, desenvolvem criatividade e senso crítico, abrindo uma nova visão de mundo com novas perspectivas e sonhos.

A indicação, como uma das iniciativas culturais mais relevantes do Estado, reconhece o impacto do projeto na vida desses jovens, que podem, através da leitura, transformar suas realidades e sua concepção pessoal e coletiva de mundo. Além do Clube de Leitura 2.0, o Observatório tem se notabilizado pelos projetos Tomates Verdes Fritos, Clube de Leitura 6.0, Retomada, voltados para pessoas idosas, e Clube de Leitura no Cárcere.

Para Galeno Amorim, presidente da instituição e ex-presidente da Biblioteca Nacional, o fato de ser finalista do prêmio consagra a democratização do acesso à leitura como um caminho imprescindível para promover e transformar as pessoas. “E também é o reconhecimento ao esforço coletivo das nossas equipes e nossos parceiros e apoiadores que ajudam a manter a maior rede de clubes de leitura do mundo”, completa Galeno.

Postagens relacionadas

‘Fale com as abelhas’, um filme feminino

William Teodoro

‘Brenda Lee e o Palácio das Princesas’‘ – Musical abre Festival de Teatro

William Teodoro

‘De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina’

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com