Tribuna Ribeirão
Entretenimento

Oktoberfest invade 
parque na Zona Sul

Foto Cer
Ribeirão Preto é a “Capital do Chope e das Cervejas Artesanais”

Oktoberfest Ribeirão confirma mais uma edição no Parque Carlos Raya; tradicional evento alemão terá entrada gratuita e diversas atrações para todos os gostos e idades

Ribeirão Preto se prepara para celebrar uma das festas mais tradicionais da cultura alemã. De 24 a 28 de setembro (de quarta-feira a domingo), o Parque Municipal Doutor Luís Carlos Raya no Jardim Botânico, Zona Sul, será palco de mais uma edição da Oktoberfest Ribeirão, evento que promete reunir música, gastronomia e muito chope artesanal.

A entrada é gratuita, e o público poderá aproveitar uma programação recheada de atrações musicais para todos os gostos, com doze bandas prestigiadas e apresentações típicas que remetem ao clima festivo das tradicionais festas alemãs. Abre de quarta a sexta feira, das 16 às 23 horas, e do meio-dia às 23 horas no final de semana (sábado e domingo).

As atrações musicais da Octoberfest são as bandas Balaco, Chavala, Die Puwa, Das Original, Maria Orfina, Mr. Dam, Nil Guimarães, Insane Trip, Uncle Trucker, School of Rock, Rotkappen, Weisser Schwan (dança), DJ Rodrigo Mod, DJ Bruna Monteiro, DJ Casimiro, DJ Enzo The Dude, DJ Tiago Roveri e Máfia do Jazz. 

Além disso, o espaço contará com área kids produzida pela Coney Island, grupo de entretenimento que inclui o Park do Gorilão e uma ampla área de alimentação, oferecendo desde pratos típicos germânicos até opções da culinária brasileira.

Um dos destaques da festa será a variada carta de chopes artesanais produzidos pela Cervejaria Walfänger, reconhecida pela excelência na produção de bebidas inspiradas na tradição cervejeira alemã. 

Vários estilos premiados, entre eles, o Sebastian Altbier, que foi reconhecido como o melhor Altbier do mundo em 2024, no World Beer Awards, um dos mais importantes concursos de cerveja do mundo, estarão disponíveis para degustação ao longo dos cinco dias de festividade.

A Oktoberfest Ribeirão se consolida como um dos eventos culturais e gastronômicos mais aguardados do calendário da cidade, reunindo famílias, amigos e apreciadores da boa música e da boa cerveja em um ambiente ao ar livre e totalmente acessível.

A festa é pet friendly e conta com estrutura completa de segurança, banheiros e áreas cobertas.

O Parque Municipal Doutor Luís Carlos Raya, no Jardim Botãnico, tem entradas pelas ruas na rua Benjamin Stauffer e Amaro dos Santos e pela avenida Wladimir Meirelles Ferreira. Atende das seis às 21 horas diariamente.

Em 31 de julho do ano passado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou a lei número 18.006/2024, de autoria do deputado Rafael Silva (PSD), que concede a Ribeirão Preto o título oficial de “Capital do Chope e das Cervejas Artesanais”.

O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 19 de junho, dia em que a cidade celebrou 168 anos de fundação e emancipação política. 

A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 1º de agosto. Segundo o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), elaborado em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Ribeirão Preto manteve a 11ª posição na passagem de 2022 para 2023.

A cidade conta com 17 cervejarias – mesma quantidade do ano anterior –, 4,1% das unidades paulistas (detinha 4,4% do mercado em 2022). É a terceira maior produtora do Estado de São Paulo e a 10ª no ranking de rótulos, com 738 cervejas criadas na cidade, 43,4 por fabricante e 5,4% de participação no estado.

Ribeirão Preto é a sede do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) cervejeiro do interior paulista e conta ainda com o Polo Cervejeiro da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), que reúne as empresas produtoras de cerveja artesanal da cidade. Atualmente são 19 participantes e cerca de 1.000 empregos gerados.

Em pesquisa com 47 mil pessoas, em 28 países, no ano de 2021, encomendada por uma das maiores empresas de e-commerce em todos os continentes, a Booking.com, Ribeirão Preto foi eleita a maior referência, em todo o mundo, para se tomar cerveja artesanal, ficando à frente de Petrópolis, Rio de Janeiro, Munique (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica).

A nova fase, em Ribeirão Preto, desse artigo tão apreciado começa a partir dos anos 1990, com a Colorado. Já no século 21, Invicta, Lund, Pratinha, Walfänger, SP330, Weird Barrel, Maltesa, BR Brew e outras marcas ciganas se instalaram em Ribeirão.

O município também passou a receber vários festivais cervejeiros, como o Ipa Day (maior festival de cerveja estilo India Pale Ale do mundo), Nocaute, Oktoberfest e Craft Beer. A elaboração do projeto de lei contou com apoio do Polo Cervejeiro da Acirp.

História – A ligação de Ribeirão Preto com a cerveja começou em 1886, com a fundação da primeira fábrica na cidade, a Livi & Bertoldi. No início do século XX, a Cia. Paulista se instalou aqui, e em 1936, a Choperia Pinguim abriu as portas com a lenda de receber o chope diretamente da fábrica, por uma serpentina subterrânea. 

A partir daí, a cidade se uniu definitivamente à imagem de cidade cervejeira.

Em 1995, foi fundada a Colorado, a primeira cervejaria artesanal local. Incentivando essa vocação, desde 2016, a cidade conta com um polo cervejeiro, que reúne 19 empresas produtoras de cerveja artesanal, que atuam em conjunto para consolidar seu espaço no mercado.

Já no século 21, Invicta, Lund, Pratinha, Walfänger, SP 330, Maltesa, BR Brew, Amarillo e outras marcas se instalaram em Ribeirão. O município também passou a receber vários festivais cervejeiros, como o Ipa Day (maior festival de cerveja estilo India Pale Ale do mundo), Craft Beer, Ribeirão Beer Festival, Nocaute e Oktoberfest.

Serviço


Evento: 
Oktoberfest

Quando: 
de quarta-feira
(24) a domingo,
28 de setembro

Onde: 
Parque 
Municipal 
Doutor 
Luís 
Carlos 
Raya, 
Jardim 
Botânico

Horário
  De quarta a 
sexta feira:
16 às 23 horas
 Sábado e
 domingo:
das 12 às 
23 horas

Entrada: 
gratuita

Postagens relacionadas

Animação busca opções para se manter

Redação 1

MPMG denuncia Eduardo Costa por estelionato em negociação de casa de R$ 9 mi

Redação 1

Fãs da Marvel transformam cúpula do MIT em escudo do Capitão América

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com