A USP Filarmônica, em parceria com o Coral do Ópera Studio do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto ( FFCLRP-USP) e o Corpo Experimental de Balé da Academia Livre de Música e Artes (Alma), levará ao palco a ópera Bastien & Bastienne, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), em duas récitas gratuitas durante o mês de junho.
As apresentações ocorrerão em Ribeirão Preto, comemorando o 169º aniversário da cidade. As récitas integram a série Concertos USP. A primeira será nesta quarta-feira, 18 de junho, às 20 horas, no Teatro do Campus da USP, e a segunda na terça-feira da semana que vem, dia 24, no Theatro Pedro II.
As récitas contarão com os cantores solistas Luana Santos (mezzo-soprano) interpretando Bastienne; Jean William Silva (tenor) o papel de Bastien e o padre Christian Aparecido Batista Ferreira (barítono) como o Guru Colás. A narração ficará a cargo de Milton Ávila.
A produção conta ainda com a participação Corpo Experimental de Balé da Alma, que tem como responsável a professora Marisol Gallo, da professora de canto Maria Yuka de Almeida Prado e do Coral do Ópera Studio, cujo professor responsável é Lucas Eduardo da Silva Galon.
Composta por Mozart aos 12 anos, Bastien & Bastienne é uma ópera num único ato que narra uma história de amor camponês – o lavrador caipira – repleta de humor e ironia. A montagem de 2025 traz uma adaptação especial para o clima das festas juninas.
Haverá inserções musicais, típicas das festas juninas, do compositor mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805), com direção cênica, coreografia, cenário e figurino por Marisol Gallo e regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.
As récitas são gratuitas e abertas ao público, seguindo o princípio de democratização no acesso às artes, promovida pela Universidade de São Paulo. Em Ribeirão Preto, as apresentações são com entrada livre, sem ingressos.
A realização conta com várias instituições de apoio: USP, Pró-Reitoria de Graduação, FUSP, PUSP de São Carlos, GCACEx (São Carlos), PUSP de Ribeirão Preto, IQSC-USP, FFCLRP-USP, Departamento de Música da FFCLRP-USP, NAP-CIPEM, USP Filarmônica, Alma e prefeitura de Ribeirão Preto/Theatro Pedro II.
USP Filarmônica – Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados.
Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita.
Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.
Durante o ano de 2025, pela série regular da temporada, a USP Filarmônica realizará doze concertos em Ribeirão Preto e oito concertos em São Carlos.
A orquestra estará, ainda, em cidades como Jardinópolis, Franca, São Paulo, Juiz de Fora e São Paulo (Museu Paulista e Sala São Paulo).
Informações – Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da USP recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Teatro do Campus fica no balão central, na avenida Bandeirantes nº 3.900, Cidade Universitária.
O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo, segundo consta no site da Fundação Dom Pedro II.
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança.
Atualmente conta com 1.200 lugares. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos por causa do horário, mas eles podem entrar acompanhados. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional.
Serviço
Série:ConcertosUSP
Ópera:Bastien &Bastienne
Autor:WolfgangAmadeusMozart (1756-1791) e
Com: USP Filarmônica, Coral do Ópera Studio da FFCLRP e balé da Alma
Elenco:
Luana Santos
(mezzo-soprano,
Bastienne),
Jean
William
Silva (tenor,
Bastien) e
padre
Christian
Aparecido
Batista
Ferreira
(barítono,
Narração:
Milton
Ávila
Direção
cênica:
Marisol
Gallo
Regência:
maestro
Rubens
Russomanno
Ricciardi.
Quando:
Quarta-feira,
18 de junho
Horário:
20 horas
Onde:
Teatro do
Campus
da USP
Endereço:
avenida
Bandeirantes
nº 3.900
Acesso: gratuito
Quando:
terça-feira
24 de junho
Horário:
20 horas
Local:
Theatro
Pedro II
Endereço: rua
Álvares Cabral
nº 370, Centro
Histórico
Acesso: gratuito
Capacidade:
1.200 pessoas
Informações: (16)
3977-8111 ou
www.theatropedro2.com.br