Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Operação Sevandija: STJ suspende ação penal da Coderp

Sede da Coderp em Ribeirão Preto - Tribuna Imagem

O ministro Rogério Schietti Cruz, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator dos processos da Operação Sevandija em Brasília, concedeu liminar ao ex-secretário da Educação de Ribeirão Preto, Ângelo Invernizzi Lopes, e determinou a suspensão da ação penal que investiga um suposto esquema de fraude em licitações na Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp) e a relação da empresa com a Atmosphera Construções e Empreendimentos, do empresário Marcelo Plastino, que cometeu o suicídio em novembro de 2016.

O magistrado atendeu ao pedido feito pela advogada Josimary Rocha de Vilhena, que defende Invernizzi Lopes, e barrou qualquer nova decisão do juiz da 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira, relacionada com a ação penal da Coderp, até que haja uma decisão referente ao julgamento do mérito do habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP). Assim, o magistrado de primeira instância não poderá emitir sentença ou decretar a prisão preventiva de nenhum dos 21 réus citados pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

A liminar, porém, não anula as sentenças já emitidas anteriormente, apesar de a defesa questioná-las no habeas corpus – como o leilão de veículos agendado para os próximos dias. Na semana passada, os promotores do Gaeco entregaram relatório com 403 páginas ao magistrado em que pede a condenação de 21 réus por vários crimes – organização criminosa, dispensa indevida e fraude em licitações, corrupção passiva e ativa e peculato.

O Ministério Público Estadual (MPE) também requer a devolução de R$ 105,98 milhões aos cofres públicos e a prisão preventiva de 14 pessoas, inclusive a de Invernizzi, que cumpre prisão domiciliar em razão do estado de saúde da esposa. Todos negam a prática de atos ilícitos e dizem que vão provar inocência.

 

Postagens relacionadas

PM prende homem com arma no Jardim Progresso

Luque

Remédio mais caro do mundo deverá ser pago por planos de saúde, diz ANS

William Teodoro

Saerp abre novo concurso com salários de quase R$ 6 mil

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com