Por: Adalberto Luque
Uma falsa central telefônica foi desmontada e um homem foi preso, na manhã desta quarta-feira (17). A prisão foi feita por policiais civis de Barretos na cidade de São Paulo, após investigações sobre a atuação do grupo criminoso.
As investigações realizadas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Barretos apontaram que um grupo atuava em salas de autoatendimento de agências bancárias. Os integrantes fixavam cartazes com falsas orientações para que, em caso de problemas, entrassem em contato com uma central telefônica “0800”.
Além disso, os golpistas inseriam dispositivos nos caixas eletrônicos para reter os cartões bancários. Quando o problema ocorria, as vítimas eram induzidas a ligar para o número 0800-878-2257. No atendimento, eram induzidas a fornecer dados pessoais, bancários e senhas. Depois eram informadas que novo cartão seria enviado com urgência.
Assim que a vítima saia, outro integrante da quadrilha entrava no local, retirava o cartão e, com dados bancários, pessoais e senha, fazia compras indevidas e saques. Quando a vítima percebia, o prejuízo já havia ocorrido.
A ação, coordenada pelo delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho, resultou em prejuízos em torno de R$ 150 mil. Os policiais civis constataram que havia mais de 20 boletins de ocorrência de diferentes cidades do Estado de São Paulo relatando o mesmo golpe e utilizando sempre o mesmo número telefônico. Dois destes boletins de ocorr5ência, em outubro de 2024 e agosto deste ano, ocorreram em Barretos.
Os policiais civis de Barretos foram até a Capital e, com apoio de policiais civis paulistanos, efetuaram a prisão do suspeito. As investigações prosseguem para identificar outros participantes e possíveis delitos relacionados.

