Tribuna Ribeirão
Geral

Oposição pauta convocação de ex-ministros desde Dilma

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Levy Teles (AE) 
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta terça-feira, 25 de agosto, já com ministros da Previdência dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dez ex-presidentes do INSS na mira. 
 
Na pauta, deputados e senadores votarão se vão aprovar a convocação do ex-ministro Carlos Lupi, que chefiava a pasta quando a crise que envolve descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões explodiu. Além dele, a CPI pautou a convocação de José Carlos Oliveira, que comandou o ministério no governo Bolsonaro, e Carlos Gabas, ex-ministro no governo Dilma e um velho conhecido da oposição no Senado. 
 
Gabas foi alvo de bolsonaristas na CPI da Covid, do Senado. Pairava sobre ele a acusação de ter sido o responsável pela compra pelo consórcio de 300 ventiladores clínicos de UTI da empresa Hempcare, em valor aproximado de R$ 48 milhões, pagos antecipadamente e que nunca chegaram aos Estados. 
 
O ex-ministro foi alvo de convocação, mas os senadores reprovaram a convocação dele ao colegiado. O Estadão revelou no começo do mês de agosto que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou a existência de indícios de envolvimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em crimes praticados na compra desses respiradores durante sua gestão como governador da Bahia. 
 
A oposição definiu a convocação de ministros desde a era Dilma e dos ex-presidentes do INSS como uma de suas prioridades. No total, estão na pauta dez requerimentos para a convocação de ex-presidentes do INSS eles presidiram o instituto entre 2012 e 2025. 
 
Estão na pauta para serem convocados: 
 
– Lindolfo Neto de Oliveira Sales, presidente entre 2012 e 2015; 
Elisete Berchiol da Silva Iwai, presidente entre 2015 e 2016; 
– Leonardo de Melo Gadelha, presidente entre 2016 e 2017; 
– Francisco Paulo Soares Lopes, presidente entre 2017 e 2018; 
– Edison Antônio Costa Britto Garcia, presidente entre 2018 e 2019 
– Renato Rodrigues Vieira, presidente entre 2019 e 2020; 
– Leonardo José Rolim Guimarães, presidente entre 2020 e 2021; 
– Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, presidente entre 2022 e 2023; 
– Glauco André Fonseca Wamburg, presidente interino em 2023; e 
– Alessandro Stefanutto, presidente entre 2023 e 2025, momento em que veio ao público a informação sobre os descontos. 
 
Todos esses requerimentos foram apresentados pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Gaspar disse que pretende fazer um trabalho técnico que reflita o espírito da maioria da CPI e que agirá em busca de quem deu “suporte político” para as operações fraudulentas. 
 
Gaspar também já protocolou requerimento para convocar Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Neste momento, essas duas convocações não estão em pauta. Uma das estratégias da oposição consiste no fato de constranger governistas. 

Postagens relacionadas

Procon disponibiliza espaço para quem tiver problemas durante a Black Friday

William Teodoro

Cães entendem significado de objetos como humanos 

William Teodoro

Este ano é o 5º com maior área queimada

Otávio

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com